Gestão da Qualidade (GQ-GEI)
Área
AC Gestão > UC Mestrados
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15ª Edição > 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Gestão da Qualidade
Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 121.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
1.Compreender os fundamentos da gestão da qualidade;
2.Identificar os princípios fundamentais das três esferas da qualidade e perceber como estas se complementam;
3.Compreender a relevância da gestão da qualidade para a competitividade das organizações;
4.Compreender a Voz do Cliente e saber como melhorar a sua satisfação e o seu envolvimento;
5.Identificar os diferentes métodos e ferramentas usadas durante o design do produto para garantir a sua excelência na qualidade;
6.Compreender como melhorar o processo de entrega dos serviços e saber avaliar a qualidade dos mesmos;
7.Saber diagnosticar e prioritizar os problemas da qualidade de uma organização, bem como seleccionar as ferramentas adequadas para a sua resolução;
8.Compreender as diferentes cartas de controlo e saber seleccionar e aplicar a mais adequada face ao processo que se pretende controlar;
9.Compreender a filosofia Seis Sigma e ser capaz de aplicar a metodologia DMAIC para melhorar continuamente a eficácia e eficiência dos processos organizacionais;
10.Identificar tópicos de pesquisa relevantes na área de gestão da qualidade e aprofundar o conhecimento dos mesmos.
Programa
1.Introdução à Qualidade
2.Foco no cliente
3.Design para a qualidade e excelência dos produtos
4.Design dos serviços
5.Medir e controlar a qualidade
6.Seis Sigma
Metodologia de avaliação
.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.