Google

Ciências Sociais

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Ciências Sociais  >  Unidades Curriculares  >  Experiential Entrepreneurship

Experiential Entrepreneurship (EE-DP)

Área

AC Ciências Sociais > UC Optativas

Activa nos planos curriculares

Economics > Economics > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Desenvolvimento Pessoal > Critical Thinking > Experiential Entrepreneurship

Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Desenvolvimento Pessoal > Critical Thinking > Experiential Entrepreneurship

Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Desenvolvimento Pessoal > Critical Thinking > Experiential Entrepreneurship

Management > Management > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Desenvolvimento Pessoal > Critical Thinking > Experiential Entrepreneurship

Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Desenvolvimento Pessoal > Critical Thinking > Experiential Entrepreneurship

Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Desenvolvimento Pessoal > Critical Thinking > Experiential Entrepreneurship

Nível

1º Ciclo (L)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 6.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 12.0 h/semestre

Créditos ECTS: 1.0

Objectivos

O Experiential Entrepreneurship é um programa que visa estimular o potencial empreendedor dos Alunos através de ações concretas conducentes à implementação de um projeto real. Ideal para quem se motiva com a participação em novas experiências, para quem quer fazer a diferença, implementando projetos relevantes e com impacto social, e para quem deseja desenvolver, e ter uma maior consciência, das suas próprias competências e capacidades empreendedoras.

Programa

1. O que é o empreendedorismo?
- Definições;
- Impacto pessoal, organizacional e social.

2. O design thinking como forma de refletir sobre um problema:
- O que é o design thinking?
- Quais as suas implicações para o pensamento e ação empreendedor(a)?

3. A open innovation como fonte de inovação:
- O que é a inovação aberta?
- Quais as suas vantagens e desvantagens para o processo inovador?

Metodologia de avaliação

A avaliação final contempla a frequência, o desempenho e a participação dos alunos nas atividades e exercícios desenvolvidos ao longo do curso.

Bibliografia

Principal

Determinants of Entrepreneurial Intentions & Behavior: Social Cognitive Career Theory Test,

Belchior, Ricardo Figueiredo

2019

New Propositions and Longitudinal Analysis (Doctoral dissertation)

Individual and cultural values as psychosocial cognitive antecedents and moderators of entrepreneurial intentions

Belchior, R. F., & Liñán, F.

2017

In The Emergence of Entrepreneurial Behaviour.Edward Elgar Publishing.

The impact of Entrepreneurship on Economic Growth.

Carre, M and Thurik, A.

2003

Z.J. Acs and D.B. Audretsch (eds.), In Handbook of Entrepreneurship Research, 437-471

Exploring individual differences in the relationship between entrepreneurial self-efficacy and intentions: Evidence from Angola.

Crespo, N. F., Belchior, R. F., & Costa, E. B.

2018

Journal of Small Business and Enterprise Development 0(0), p.0.

Survey of Experiential Entrepreneurship Education Offerings Among Top Undergraduate Entrepreneurship Programs

Mandel, R., & Noyes, E.

2016

Education + Training, 58(2), pp. 164-178.

The State of Entrepreneurship Education in Portugal

Redford, Dana

2008

(Doctoral dissertation).

A Critical Perspective on Learning Outcomes and the Effectiveness of Experiential Approaches in Entrepreneurship Education: Do We Innovate or Implement?

Scott, J. M., Penaluna, A., & Thompson, J. L.

2016

Education + Training, 58(1), pp. 82-93.

The Illusions of Entrepreneurship: The Costly Myths That Entrepreneurs, Investors, and Policy Makers Live By

Shane, S. A.

2008

Yale University Press.

Experiential Entrepreneurship in the Classroom: Effects of Teaching Methods on Entrepreneurial Career Choice Intentions.

Sherman, P. S., Sebora, T., & Digman, L. A.

2008

Journal of Entrepreneurship Education, 11, p. 29.

Determinants of Successful Entrepreneurship: A Review of the Recent Literature.

Sorensen, J. and Chang, P.

2006

(February 1, 2006).Report prepared for the Ewing Marion Kauffman Foundation

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.