Estudos de Mercado (EMER)
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Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 121.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
- Compreender o objetivo e o valor dos estudos de mercado;
- Sensibilizar para o desenvolvimento dos estudos de mercado de forma ética: código de conduta e ética;
- Traduzir um problema de marketing em questões de investigação;
- Aprender as etapas chave do processo de pesquisa e desenhos alternativos de pesquisa, bem como as metodologias, ferramentas e técnicas apropriadas para a obtenção de dados e informação;
- Ser sensível aos enviesamentos e limitações dos dados em marketing;
- Ter a capacidade de planear e executar um estudo baseado em inquérito;
- Adquirir a capacidade de ser um utilizador crítico de estudos de mercado.
Programa
1. Introdução: Evolução e enquadramento dos Estudos de Mercado;
2. Definição e processo de elaboração do estudo de mercado;
3. Prática empresarial dos Estudos de Mercado:
- Elaboração da proposta;
- Códigos de conduta e ética.
4. Formulação do problema de pesquisa: perguntas e hipóteses de investigação;
5. Pesquisa exploratória:
- Dados secundários;
- Estudo qualitativos: ?Focus-group?, entrevistas em profundidade e técnicas projetivas.
6. Pesquisa descritiva:
- Inquéritos/entrevistas: Pessoal, telefónico, por correio e eletrónico;
- Observação.
7. Pesquisa causal: Experimentação;
8. Mensuração e escalas:
- Escalas primárias;
- Escalas comparativas e não comparativas.
9. Desenho do questionário;
10. Determinação da amostra:
- Definição da População;
- Processos de amostragem: Probabilístico e não probabilístico;
- Determinação da dimensão da amostra.
11. Operações de campo;
12. Preparação e análise de dados;
13. Elaboração do relatório final.
Metodologia de avaliação
.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.