Google

Ciências Sociais

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Ciências Sociais  >  Unidades Curriculares  >  Sociologia Económica e Financeira

Sociologia Económica e Financeira (SEF)

Área

AC Ciências Sociais > UC Optativas

Activa nos planos curriculares

Economics > Economics > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sociologia Económica e Financeira

Management > Management > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sociologia Económica e Financeira

Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sociologia Económica e Financeira

Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sociologia Económica e Financeira

Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sociologia Económica e Financeira

Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sociologia Económica e Financeira

FIN PC 2004 > Fin Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Sociologia Económica e Financeira

MAEG PC 2004 > Maeg Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Sociologia Económica e Financeira

GES PC 2004 > Ges Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Sociologia Económica e Financeira

ECO PC 2003 > Eco Pc 2003 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Sociologia Económica e Financeira

Nível

1º Ciclo (L)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 68.0 h/semestre

Créditos ECTS: 4.0

Objectivos

Os principais objetivos da disciplina são:
- estudar as teorias e conceitos da Sociologia Económica;
- compreender as dinâmicas culturais e sociais dos mercados;
- discutir as abordagens sociológicas à construção do valor e à definição do transacionável;
- explicar os modelos e formas de desenvolvimento no contexto da globalização;
- estudar as tendências da contemporânea Sociologia das Finanças;
- compreender as ações e as lógicas internas dos protagonistas do mundo financeiro;
- discutir abordagens sociológicas aos mercados financeiros e mercados de capital;
- explicar os constrangimentos sociais e culturais da moeda e dos mercados financeiros em contextos de globalização.

Programa

- O que é a Sociologia Económica. Fronteiras e Limites. Sociologia Económica vs. Economia. O que é que os Economistas e Sociólogos têm a dizer? Para lá do Homo Oeconomicus e do Homo Sociologicus. O Homo Reciprocans e o paradigma da equidade. O teorema da triangulação impossível.
- Uma breve história da Sociologia Económica. Marcos importantes e a geração dos pais fundadores (1840-1920) - Marx, Weber, Durkheim, Simiand, Simmel, Sombart, Veblen, Pareto, Tarde. Uma agenda rica.
- A Grande Ruptura - De Schumpeter e Polanyi ao projecto Parsoniano. A Lei de Gresham da Sociologia. Imperialismo e Isolacionismo. A Emergência de um novo paradigma ? os anos 80 e a Nova Sociologia Económica. Os diferentes ramos da Sociologia Económica. A cena europeia e a dominação americana.
- O vocabulário da Nova Sociologia Económica: Incrustação, Capital Social, Confiança, Redes Sociais, Performatividade. Construir uma teoria da confiança. O debate do Capital Social. Os gurus da gestão. Uma atenção a factores críticos: giri, blat, e guanxi. A abordagem metodológica: Dirty Hands vs. Clean Models?
- A construção social do valor. A Sociologia Económica da Dádiva, Reciprocidade e Altruísmo. Dons vs. Mercadorias. Revisitando a ?Deadweight loss of Christmas?. Mercados especiais e mercadorias especiais. O Mercado do sangue e dos órgãos. Leilões e a linguagem dos valores.
- Acção Económica e Relações Sociais. Integrando o interesse e a racionalidade. Os dilemas da racionalidade. O paradoxo de Buridan. Efeitos Perversos e a ?Propensity to withhold effort?. Bounded rationality e as heurísticas de decisão rápidas e frugais. Framing Models e Rules of thumb. Modelos de limiar e Bandwagon effects. Por uma teoria complexa da acção.
- Instituições e Organizações. Isomorfismo e Legitimidade. A hipótese Ecológica. Como a variedade não configure a escolha. A abordagem de Hirschman. O lado político das Organizações. Quem controla as organizações modernas. O consenso em torno do shareholder value. A questão dos grupos empresariais. Comparar os EUA, o Japão e a China.
- A construção social dos mercados. De onde vêm os mercados? O mercado como metáfora. Construções Ideológicas. Definindo a troca e as suas variedades. O que é trocado e o que é trocável. A Construção social da competição. Modelos socio-económicos de produção.
- Discutindo mercados. Bourdieu e o sector da habitação; Granovetter e a Indústria da Electricidade; Vatin e o mundo do Leite; Aspers e a Indústria da Moda. O mercado dos morangos em Sologne. Prolongar a análise à indústria do crédito: um estudo comparativo dos cartões de crédito. Casas de Penhor: um caso simples de crédito aos pobres? Uma vez mais ? confiança. Redes e capital social.
- A Sociologia Económica do Capitalismo e da Globalização. Para lá do mercado e da cultura: a abordagem neo-weberiana ao tema do desenvolvimento. Leituras sociológicas do desenvolvimento capitalista. Atraso económico ou por que é que alguns ficam para trás. Mecanismos sociais de criação de indústrias em sociedades avançadas. As transições a leste. O impacto da globalização no Welfare State. Transnacionalismos e o Estado-Nação. Risco e Incerteza num mundo em fuga. As transições demográficas.
- A Sociologia dos Mercados Financeiros. Informação e Arbitragem. A centralidade dos Traders. Entre oportunismo e contenção. A hipótese da performatividade. O Big Bang e os mercados financeiros. A retórica dos mercados: uma visão próxima do vocabulário dos M&A. Um mercado longe da perfeição. Os sentidos sociais do dinheiro. As dimensões fiduciária e moral do dinheiro. A crise de 2008.
- A Sociologia Económica das Finanças Públicas. Finanz Soziologie ou Fiscal Sociology? Trazer o Estado de volta? Os três eixos dos estudos fiscais ? os austríacos (Schumpeter e Goldscheid), Os italianos (Pareto, Sensini, Griziotti), Os recalcitrantes americanos. Ilusão Fiscal e Cultura Fiscal. O exemplo da Antidosis.
- Cultura e Economia. Indústrias Culturais. Criar desejos e forjar necessidades. Entre a homogeneidade e a heterogeneidade. Consumo e Estilos de Vida. O mundo das Artes. O Mito da Autoria como fundamento da Civilização Ocidental. A definição dos direitos de propriedade. As dinâmicas civilizacionais e o seu impacto na esfera económica. A invenção das tradições e a ?turistificação? do mundo moderno. O debate dos valores pós materialistas.

Metodologia de avaliação

A classificação final resultará da média ponderada da classificação de um trabalho de grupo (50%, a ser apresentado numa das três últimas aulas da disciplina; da participação em aula (20%) e um ensaio individual (30%. Os temas de trabalho serão distribuídos no início do semestre. Um exame final estará disponível para os estudantes cuja opção seja a não realização do trabalho de grupo ou do ensaio individual.

Bibliografia

Principal

The Worth of Goods: Valuation and Pricing in the Economy

Beckert, Jens and Patrik Aspers

2011

Oxford, Oxford University Press

Economic Sociology

Biggart, Nicole Woolsey (Ed.)

2011

Oxford, Blackwell

Money and Credit: A Sociological Approach

Carruthers, Bruce and Laura ariovich

2010

Cambridge, Polity Press

The Sociology of Financial Markets

Cetina, Karin Knorr and Alex PREDA (eds)

2005

Oxford, Oxford University Press

The Architecture of Markets: An Economic Sociology of Twenty-First-Century Capitalist Societies

Fligstein, Neil

2001

Princeton, Princeton University Press

Material Markets: How Economic Agents are Constructed

Mackenzie, Donald

2009

Oxford, Oxford University Press

Do Economists Make Markets? On the Performativity of Economics

Mackenzie, Donald Fabian Muniesa, and Lucia Siu

2007

Princeton, Princeton University Press

The Economic Sociology of Capitalism

Nee, Victor and Richard Swedberg (eds)

2005

Princeton, Princeton University Press

The Handbook of Economic Sociology

Smelser, Neil and Richard Swedberg (Eds.)

2005

2nd edition, Princeton, Princeton University Press

Pricing the Priceless Child: The Changing Social Value of Children

Zelizer, Viviana

1994

Princeton, Princeton University Press.

The Social Meaning of Money: Pin Money, Paychecks, Pay Relief and Other Currencies

Zelizer, Viviana

1997

Princeton, Princeton University Press

Secundária

Markets

Aspers, Patrik

2011

Cambridge, Polity Press.

The Sociology of Economic Life

Granovetter, Mark and Richard Swedberg

2001

2nd Edition, Boulder/São Francisco, Westview Press

Valuing the Unique: The Economics of Singularities

Karpik, Lucien

2010

Princeton, Princeton University Press

Markets on Trial: The Economic Sociology of the U.S. Financial Crisis

Lounsbury, Michael and Paul M. Hirsch (Eds)

2011

, Bingley, Emerald Group Publishing

Living in a Material World: Economic Sociology Meets Science and Technology Studies

Pinch, Trevor and Richard Swedberg (eds)

2008

Cambridge, Massachusetts The MIT Press

Framing Finance: The Boundaries of Markets and Modern Capitalism

Preda, Alex

2009

, Chicago, University of Chicago Press