Sociologia Económica e Financeira (SEF)
Área
AC Ciências Sociais > UC Optativas
Activa nos planos curriculares
Economics > Economics > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sociologia Económica e Financeira
Management > Management > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sociologia Económica e Financeira
Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sociologia Económica e Financeira
Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sociologia Económica e Financeira
Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sociologia Económica e Financeira
Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Sociologia Económica e Financeira
FIN PC 2004 > Fin Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Sociologia Económica e Financeira
MAEG PC 2004 > Maeg Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Sociologia Económica e Financeira
GES PC 2004 > Ges Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Sociologia Económica e Financeira
ECO PC 2003 > Eco Pc 2003 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Sociologia Económica e Financeira
Nível
1º Ciclo (L)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 68.0 h/semestre
Créditos ECTS: 4.0
Objectivos
Os principais objetivos da disciplina são:
- estudar as teorias e conceitos da Sociologia Económica;
- compreender as dinâmicas culturais e sociais dos mercados;
- discutir as abordagens sociológicas à construção do valor e à definição do transacionável;
- explicar os modelos e formas de desenvolvimento no contexto da globalização;
- estudar as tendências da contemporânea Sociologia das Finanças;
- compreender as ações e as lógicas internas dos protagonistas do mundo financeiro;
- discutir abordagens sociológicas aos mercados financeiros e mercados de capital;
- explicar os constrangimentos sociais e culturais da moeda e dos mercados financeiros em contextos de globalização.
Programa
- O que é a Sociologia Económica. Fronteiras e Limites. Sociologia Económica vs. Economia. O que é que os Economistas e Sociólogos têm a dizer? Para lá do Homo Oeconomicus e do Homo Sociologicus. O Homo Reciprocans e o paradigma da equidade. O teorema da triangulação impossível.
- Uma breve história da Sociologia Económica. Marcos importantes e a geração dos pais fundadores (1840-1920) - Marx, Weber, Durkheim, Simiand, Simmel, Sombart, Veblen, Pareto, Tarde. Uma agenda rica.
- A Grande Ruptura - De Schumpeter e Polanyi ao projecto Parsoniano. A Lei de Gresham da Sociologia. Imperialismo e Isolacionismo. A Emergência de um novo paradigma ? os anos 80 e a Nova Sociologia Económica. Os diferentes ramos da Sociologia Económica. A cena europeia e a dominação americana.
- O vocabulário da Nova Sociologia Económica: Incrustação, Capital Social, Confiança, Redes Sociais, Performatividade. Construir uma teoria da confiança. O debate do Capital Social. Os gurus da gestão. Uma atenção a factores críticos: giri, blat, e guanxi. A abordagem metodológica: Dirty Hands vs. Clean Models?
- A construção social do valor. A Sociologia Económica da Dádiva, Reciprocidade e Altruísmo. Dons vs. Mercadorias. Revisitando a ?Deadweight loss of Christmas?. Mercados especiais e mercadorias especiais. O Mercado do sangue e dos órgãos. Leilões e a linguagem dos valores.
- Acção Económica e Relações Sociais. Integrando o interesse e a racionalidade. Os dilemas da racionalidade. O paradoxo de Buridan. Efeitos Perversos e a ?Propensity to withhold effort?. Bounded rationality e as heurísticas de decisão rápidas e frugais. Framing Models e Rules of thumb. Modelos de limiar e Bandwagon effects. Por uma teoria complexa da acção.
- Instituições e Organizações. Isomorfismo e Legitimidade. A hipótese Ecológica. Como a variedade não configure a escolha. A abordagem de Hirschman. O lado político das Organizações. Quem controla as organizações modernas. O consenso em torno do shareholder value. A questão dos grupos empresariais. Comparar os EUA, o Japão e a China.
- A construção social dos mercados. De onde vêm os mercados? O mercado como metáfora. Construções Ideológicas. Definindo a troca e as suas variedades. O que é trocado e o que é trocável. A Construção social da competição. Modelos socio-económicos de produção.
- Discutindo mercados. Bourdieu e o sector da habitação; Granovetter e a Indústria da Electricidade; Vatin e o mundo do Leite; Aspers e a Indústria da Moda. O mercado dos morangos em Sologne. Prolongar a análise à indústria do crédito: um estudo comparativo dos cartões de crédito. Casas de Penhor: um caso simples de crédito aos pobres? Uma vez mais ? confiança. Redes e capital social.
- A Sociologia Económica do Capitalismo e da Globalização. Para lá do mercado e da cultura: a abordagem neo-weberiana ao tema do desenvolvimento. Leituras sociológicas do desenvolvimento capitalista. Atraso económico ou por que é que alguns ficam para trás. Mecanismos sociais de criação de indústrias em sociedades avançadas. As transições a leste. O impacto da globalização no Welfare State. Transnacionalismos e o Estado-Nação. Risco e Incerteza num mundo em fuga. As transições demográficas.
- A Sociologia dos Mercados Financeiros. Informação e Arbitragem. A centralidade dos Traders. Entre oportunismo e contenção. A hipótese da performatividade. O Big Bang e os mercados financeiros. A retórica dos mercados: uma visão próxima do vocabulário dos M&A. Um mercado longe da perfeição. Os sentidos sociais do dinheiro. As dimensões fiduciária e moral do dinheiro. A crise de 2008.
- A Sociologia Económica das Finanças Públicas. Finanz Soziologie ou Fiscal Sociology? Trazer o Estado de volta? Os três eixos dos estudos fiscais ? os austríacos (Schumpeter e Goldscheid), Os italianos (Pareto, Sensini, Griziotti), Os recalcitrantes americanos. Ilusão Fiscal e Cultura Fiscal. O exemplo da Antidosis.
- Cultura e Economia. Indústrias Culturais. Criar desejos e forjar necessidades. Entre a homogeneidade e a heterogeneidade. Consumo e Estilos de Vida. O mundo das Artes. O Mito da Autoria como fundamento da Civilização Ocidental. A definição dos direitos de propriedade. As dinâmicas civilizacionais e o seu impacto na esfera económica. A invenção das tradições e a ?turistificação? do mundo moderno. O debate dos valores pós materialistas.
Metodologia de avaliação
A classificação final resultará da média ponderada da classificação de um trabalho de grupo (50%, a ser apresentado numa das três últimas aulas da disciplina; da participação em aula (20%) e um ensaio individual (30%. Os temas de trabalho serão distribuídos no início do semestre. Um exame final estará disponível para os estudantes cuja opção seja a não realização do trabalho de grupo ou do ensaio individual.
Bibliografia
Principal
The Worth of Goods: Valuation and Pricing in the Economy
Beckert, Jens and Patrik Aspers
2011
Oxford, Oxford University Press
Economic Sociology
Biggart, Nicole Woolsey (Ed.)
2011
Oxford, Blackwell
Money and Credit: A Sociological Approach
Carruthers, Bruce and Laura ariovich
2010
Cambridge, Polity Press
The Sociology of Financial Markets
Cetina, Karin Knorr and Alex PREDA (eds)
2005
Oxford, Oxford University Press
The Architecture of Markets: An Economic Sociology of Twenty-First-Century Capitalist Societies
Fligstein, Neil
2001
Princeton, Princeton University Press
Material Markets: How Economic Agents are Constructed
Mackenzie, Donald
2009
Oxford, Oxford University Press
Do Economists Make Markets? On the Performativity of Economics
Mackenzie, Donald Fabian Muniesa, and Lucia Siu
2007
Princeton, Princeton University Press
The Economic Sociology of Capitalism
Nee, Victor and Richard Swedberg (eds)
2005
Princeton, Princeton University Press
The Handbook of Economic Sociology
Smelser, Neil and Richard Swedberg (Eds.)
2005
2nd edition, Princeton, Princeton University Press
Pricing the Priceless Child: The Changing Social Value of Children
Zelizer, Viviana
1994
Princeton, Princeton University Press.
The Social Meaning of Money: Pin Money, Paychecks, Pay Relief and Other Currencies
Zelizer, Viviana
1997
Princeton, Princeton University Press
Secundária
Markets
Aspers, Patrik
2011
Cambridge, Polity Press.
The Sociology of Economic Life
Granovetter, Mark and Richard Swedberg
2001
2nd Edition, Boulder/São Francisco, Westview Press
Valuing the Unique: The Economics of Singularities
Karpik, Lucien
2010
Princeton, Princeton University Press
Markets on Trial: The Economic Sociology of the U.S. Financial Crisis
Lounsbury, Michael and Paul M. Hirsch (Eds)
2011
, Bingley, Emerald Group Publishing
Living in a Material World: Economic Sociology Meets Science and Technology Studies
Pinch, Trevor and Richard Swedberg (eds)
2008
Cambridge, Massachusetts The MIT Press
Framing Finance: The Boundaries of Markets and Modern Capitalism
Preda, Alex
2009
, Chicago, University of Chicago Press