Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Gestão  >  Unidades Curriculares  >  Avaliação e Gestão de Projectos

Avaliação e Gestão de Projectos (AGP-GDES)

Área

AC Gestão > UC Obrigatórias

Activa nos planos curriculares

Gestão do Desporto > Gestão do Desporto > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Avaliação e Gestão de Projectos

Nível

1º Ciclo (L)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 4.5 h/semana

Trabalho Autónomo: 101.5 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

A Gestão e Avaliação de Projeto pretende capacitar os alunos a elaborar, controlar e avaliar projectos, seguindo as melhores práticas de gestão de projectos do PMI - tendo como base PMBOK. O programa da UC inclui o estudo do ciclo de vida do projeto, a compreensão dos grupos de processos e áreas de conhecimento, a familiarização com diferentes softwares para gestão de projetos, ferramentas de avaliação financeira de projetos, o desenvolvimento de um projecto prático, e análise custo-benefício. Os objetivos de aprendizagem a desenvolver são:

Finalidade Objetivo de aprendizagem
LG1 ? Análise LO2 ? Análise de situações complexas
LG2 ? Ação LO5 ? Avaliação, prevenção e gestão de risco
LG3 ? Empreendedorismo e Inovação LO9 ? Desenvolvimento e aplicação
LG4 ? CSR LO10 ? Identificação e compreensão dos interesses dos stakeholders
LO12 ? Tomada de decisão contingente
LG5 ? Cooperação LO15 ? Atuação com flexibilidade, adaptabilidade e curiosidade intelectual

Programa

Unidade 1: Técnicas de Gestão de Projecto I
1 Apresentação da Gestão e Avaliação de Projetos
2 Gestão de Projecto e Crescimento
3 Estruturas Organizacionais usadas em Gestão de Projeto
4 Staffing para um Projeto
Unidade 2: Técnicas de Gestão de Projecto I
1 Funções da Gestão em Gestão de Projeto
2 Gestão do Tempo
Unidade 3: Técnicas de Calendarização em Rede
1 WBS
2 Diagramas Gantt, AON e AOA
Unidade 4: Método do Caminho Crítico e PERT
1 CPM
2 ES, EF, LS, LF, S
3 PERT
4 Projecções de Custos
5 Valor Esperado
6 Técnicas de Project Crashing
Unidade 5: Aplicação ao MS Project
1 Ferramentas e Aplicações MS Project
2 Simulações
Unidade 6: Técnicas de Avaliação de Investimento I
1 Cash Flow Analysis e VAL
2 Técnicas de Avaliação Aplicadas
Unidade 7: Técnicas de Avaliação de Investimento II
1 NCL e WP
2 Projectos Mutuamente Exclusivos
Unidade 8: Análise Custo-Benefício
1 Análise Custo-Benefício
2 Análise Custo-Benefício Social
Unidade 9: Metodologias de Avaliação Aplicadas
1 Preferências R

Metodologia de avaliação

1: Regime de Avaliação Contínua
No regime de avaliação contínua, os discentes são avaliados com base em três elementos (e ponderados para a média final)
a) Teste intermédio com a primeira parte da matéria a ser realizado até à semana 8 do semestre, de acordo com o calendário lectivo (20%);
b) Relatório e apresentação final de grupo a decorrer nas duas últimas semanas do semestre (30%);
c) Exame de época normal com a segunda parte da matéria, a ser realizado em período de exames da época normal (50%);
2: Regime de Avaliação Final de Época de Recurso
Nesta modalidade os alunos apresentam-se a exame final, com a totalidade da matéria, na época de recurso (100%). Esta modalidade inclui melhorias de nota e
reprovações/desistências em época normal.

Bibliografia

Principal

Gestão da Produção e Operações,

Lopes, José Dias, Pimentel, Bernardo Melo, Pinto, José Gonçalves e Soares, José Miguel

2020

1ª edição, Escolar Editora. ISBN: 9789725925621.

Cost-Benefit Analysis ? Concepts and Practice, International

Boardman, Anthony E, Greenberg, David, Vining Aidan R e Weimer David L

2014

(4th) Edition, Pearson.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.