Marketing (M-GDES)
Área
AC Gestão > UC Obrigatórias
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Nível
1º Ciclo (L)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 4.5 h/semana
Trabalho Autónomo: 101.5 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
.Analisar o papel do marketing no contexto da empresa e da sociedade.
.Proporcionar uma visão global sobre a gestão de marketing no contexto organizacional e o enquadramento nos ambientes em que essas entidades se inserem e dos quais fazem parte, nomeadamente no setor do Desporto.
.Desenvolver capacidades para examinar como a empresa organiza, implementa e controla o esforço de marketing.
.Proporcionar um conhecimento aprofundado da gestão de cada elemento do marketing-mix ? produto, preço, distribuição e comunicação.
.Desenvolver um Plano de Marketing tendo por objeto de estudo uma empresa/organização que esteja inserida no setor do Desporto.
.Desenvolver competências analíticas, de comunicação oral e escrita.
Programa
1.Definição e conceitos básicos do marketing
2.Orientações das empresas face ao mercado
3.Planeamento estratégico e planeamento de marketing
4.Estratégia de marketing e o marketing mix
5.Plano de Marketing
Parte II: Informação de Marketing
1.Envolvente de marketing na organização
2.Sistema de informação de marketing
3.Comportamento de compra do mercado dos consumidores (B2C)
4.Comportamento de compra do mercado organizacional (B2B)
Parte III: Estratégia de Marketing
1.Segmentação e targeting
2.Posicionamento e diferenciação
3.Objetivos e estratégias genéricas de marketing
Parte IV: Marketing-Mix
1.Produtos, serviços e marcas: gerar valor do cliente
2.Decisões de preço: captar valor do cliente
3.Decisões de distribuição: entregar valor ao cliente
4.Decisões de comunicação: comunicar valor ao cliente
Metodologia de avaliação
Avaliação em Época Normal
.Prova escrita sobre a matéria (ponderação de 50%) - prova individual (nota mínima 7,5 valores).
.Realização de um trabalho prático (Plano de Marketing) - (ponderação de 50% - dos quais 40% para o relatório escrito e 10% para a apresentação oral).
Os alunos que pretendem obter classificação final superior a 17 valores seguem o estipulado no Regulamento geral de avaliação de conhecimentos. Não é permitida a consulta de quaisquer elementos de estudo nas provas escritas individuais.
Época de Recurso
.A avaliação é composta por uma prova escrita individual (ponderação 50% ou 100%);
.A classificação final desta época considera a classificação global das componentes de avaliação ao longo do semestre, com os pesos definidos para a época normal, caso beneficie o aluno.
Bibliografia
Principal
Principles of Marketing, Global Edition
Kotler, P. e Armstrong, G
2018
17th Edition. Pearson: Harlow, United Kingdom.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.