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Análise Qualitativa de Dados em Marketing (AQLDM)

Área

AC Gestão > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Marketing > Marketing > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Análise Qualitativa de Dados em Marketing

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7ª Edição > 7ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Análise Qualitativa de Dados em Marketing

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Capacitar os alunos para realizarem análise qualitativa assistida por computador, utilizando software específico - MAXqda® - em articulação com o Excel® e o SPSS®, permitindo-lhes:
- Identificar e selecionar fontes de informação escrita relevantes;
- Elaborarem um guião de entrevista e procederem à sua transcrição teoricamente orientada, em função dos objetivos do estudo;
- Procederem à codificação de informação não estruturada (fontes escritas e entrevistas transcritas);
- Tratar e interpretar a informação codificada;
- Apresentar os resultados qualitativos em quadros síntese e a quantificação dos indicadores em gráficos;
- Detetarem perfis sociográficos e atitudinais com base nos indicadores monocategoriais usados na codificação, articulando a Análise de Conteúdo com MAXqda com a Análise de Correspondências Múltiplas e de Clusters com SPSS.

Programa

1. Análise de Conteúdo: fundamentos, objetivos e domínios de aplicação;
2. Análise de conteúdo assistida por computador (QDA);
3. Introdução ao MAXqda: desktop, textos, códigos e memos;
4. Criação de um ficheiro em MAXqda: estrutura de codificação em função dos outputs pretendidos;
5. Transcrição de entrevistas teoricamente orientada: construção de uma grelha de transcrição;
6. Codificação em MAXqda;
7. Outputs:
- Quadros síntese da informação codificada, por dimensão e fontes;
- Ferramentas visuais do MAXqda.
8. Análise de Relevância temática: gráficos de frequências dos indicadores (articulação com Microsoft Excel);
9. Codificação automática com MAXdictio;
10. Nuvens de palavras;
11. Articulação entre o MAXqda e o SPSS:
- Análise de Correspondências Múltiplas com indicadores resultantes de uma Análise conteúdo (detetar configurações);
- Análise de Clusters (definir segmentos/tipos);
- Caracterizar os segmentos/tipos (clusters).

Metodologia de avaliação

Entrega de 1 trabalho de grupo: 30%
Apresentação, na aula, de 2 aplicações práticas (grupo): 30%
Participação nas aulas: 10%
Uma prova escrita individual: 30%

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.