Métodos e Técnicas de lnvestigação (MTI-DSEO)
Área
AC Ciências Sociais > UC Doutoramentos
Activa nos planos curriculares
Sociologia Económica e das Organizações 2016 > Sociologia Económica e das Organizações 2016 > 3º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Métodos e Técnicas de lnvestigação
Nível
Doutoramento (D)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 174.0 h/semestre
Créditos ECTS: 7.5
Objectivos
Esta unidade curricular tem como principal objetivo a aquisição de competências, do ponto de vista metodológico, que permitam aos alunos realizar com sucesso os respetivos projetos de doutoramento. Estas competências incluem o domínio das etapas do procedimento científico; a otimização da conceção de questionários e entrevistas; o fornecimento de conhecimentos básicos em metodologias qualitativas e respectivas técnicas de recolha e análise de dados; um conjunto de métodos quantitativos de análise de dados Desta forma, pretende-se apresentar aos alunos as possibilidades e limitações associados a cada um desses métodos e conferir-lhes uma sensibilidade acrescida dos processos associados à selecção, análise e modelização de dados e à sua apresentação.
Programa
I - Métodos e Técnicas de Investigação: aspetos gerais
1. O processo e as fases da investigação científica:
1.1 - Tipos e etapas de investigação:
1.2 - A escolha do(s) método(s) de investigação.
2. A pesquisa:
2.1 - A pesquisa bibliográfica;
2.2 - A pesquisa de dados originais e secundários.
3. A elaboração de relatórios científicos:
3.1 - Características, estrutura e normas de apresentação;
3.2 - Regras de citação e de referenciação bibliográfica.
II - Métodos qualitativos
1. A abordagem qualitativa da investigação.
2. Técnicas de recolha de dados: entrevista e trabalho de campo etnográfico.
3. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo.
III - Métodos quantitativos
1. Utilização de software estatístico como suporte à investigação.
2. Obtenção e preparação de dados para análise.
3. Descrição dos dados e teste de hipóteses.
4. Modelização: Dados Longitudinais e dados seccionais.
5. Programação em SPSS.
Metodologia de avaliação
A avaliação tem o carácter de avaliação contínua ao longo do semestre e consta de:
a)Presença e participação ativa nas aulas com ponderação de 10%;
b)Realização de dois trabalhos a entregar após a conclusão do período de aulas com ponderação de 90%. Cada um dos trabalhos pretende avaliar as competências adquiridas nos módulos de metodologias quantitativas e qualitativas, respetivamente.
Bibliografia
Principal
Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS)
Marôco, J.
2010
Lisboa.
Case-study Research: Design and Methods
Yin, R. K.
1994
Londres: Sage.
Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais.
Albarello, Luc, et al.
1997
Lisboa: Gradiva
Análise de Conteúdo
Bardin, Laurence
2004
Lisboa: Edições 70
Metodologia da Investigação
Carmo, Hermano e Ferreira, Manuela M.
1998
Lisboa: Universidade Aberta
Research Design ? Quantitative, Qualitative and Mixed Methods Approaches,
Creswell, John W
2009
London: Sage
Como perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas em Entrevistas e Questionários.
Foddy, William
1997
Oeiras: Celta
Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo
Guerra, Isabel C.
2006
Estoril: Princípia Editora.
Handbook of Research Design and Social Measurement.
Miller, D.,
1991
London: Sage
PASW Statistics 18 Guide to Data Analysis.
Norusis, M.
2010
SPSS Inc
Manual de Investigação em Ciências Sociais
Quivy, Raymond e Campenhoudt, Luc Van
1992
Lisboa, Gradiva
Statistics and Data Analysis: An Introduction.
Siegel, A. F.
1988
John Wiley & Sons
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.