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Ciências Sociais

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Sociologia Económica (SE-DSEO)

Área

AC Ciências Sociais > UC Doutoramentos

Activa nos planos curriculares

Sociologia Económica e das Organizações 2016 > Sociologia Económica e das Organizações 2016 > 3º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Sociologia Económica

Nível

Doutoramento (D)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 174.0 h/semestre

Créditos ECTS: 7.5

Objectivos

Os objetivos estão agregados em quatro domínios nucleares:
- Facilitar o conhecimento do referencial teórico, na área da sociologia económica, de modo a possibilitar a identificação das correntes de pensamento e das controvérsias teóricas mais significativas;

- Desenvolver o pensamento analítico acerca das dinâmicas do sistema socioeconómico no qual múltiplos atores e grupos de interesse divergentes atuam;

- Possibilitar a aquisição dos instrumentos teórico-conceptuais que permitam, de uma forma acessível, sustentar uma estratégia de investigação;

- Analisar criticamente o quadro teórico-conceptual existente, à luz de novos desafios de investigação, situações ou casos concretos e de propor contributos alternativos.

Programa

- Diversidade e complementaridade de trajetórias da económia e da sociologia de oitocentos. Os principais projetos dum mapeamento disciplinar coerente: Durkheim, a "escola histórica alemã", Pareto, os "institucionalistas", Sombart e Weber;

- A tentativa de síntese de Parsons em meados de novecentos: virtualidades e limitações. Os marcos da evolução da posição parsoniana;

- A emergência da "Nova Sociologia Económica": especificidades, incoerências e potencialidades;

- A redescoberta da "incrustação": estrutural, política e cultural. A linguagem da confiança e do capital social. O lugar central do "mercado" como fio condutor da NSE. Correntes europeias e norte-americanas;

- Novas discussões em torno do valor, das qualidades, das justificações e das singularidades. Questões genealógicas e arqueológicas. Contextos de incerteza e de assimetria de informação. Valorização dos intangíveis, "caudas longas" e gratuitidade;

- As hipóteses da perfomatividade e o exemplo do mundo financeiro. A construção social dos conceitos de liquidez, alavancagem e endividamento. Socio-história das crises económico-financeiras.

Metodologia de avaliação

As aulas têm um carácter teórico e prático, sendo privilegiado a reflexão e o debate conjunto. O envolvimento e a participação activa dos estudantes são obtidos através:

- preparação prévia das teorias que serão objecto de leccionação;

- análise e debate sobre as correntes e controvérsias teóricas em contexto de aula;
- realização de um trabalho escrito sobre um dos temas leccionados, sendo que este deverá estar o mais possível relacionado com o projecto de investigação.

Bibliografia

Principal

The Economics-Sociology Divide: the Cost of Parsons as an Academic «Social Entrepreneur»

Graça, J.

2008

Journal of Classical Sociology, 8 (4), pp. 467-499.

A Nova Sociologia Económica

Peixoto, J. & Marques, R. (Org.)

2003

Oeiras: Celta Editora.

The Handbook of Economic Sociology

Smelser, J. Swedberg, R. (Org.)

2005

Princeton, New Jersey: Russell Sage Foundation.

Status Signals: A Sociological Study of Market Competition

Podolny, J.

2008

Princeton: Princeton University Press.

Economic Sociology: A systematic Inquiry

Portes, A.

2010

Princeton: Princeton University Press.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.