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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2010/2011
Aluno: ADRIANA FILIPA VIEGAS DA ENCARNAÇÃO (37329)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: O Perfil do Consumidor Verde e a sua Intençãode Uso de Energias Renováveis
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 10/11/2011 às 17:58 por CARLOS ALBERTO DA SILVA RIBEIRO

Resumo

Actualmente temas como o Ambientalismo têm vindo a assumir uma importância crescente, verificando-se também uma grande aposta na produção e consumo de Energias Renováveis em detrimento dos combustíveis fósseis. Esta investigação incide sobre o Marketing Verde, que pretende descrever as estratégias desenvolvidas pelos marketers para atingir o consumidor verde.O objectivo desta dissertação é identificar o perfil do consumidor verde e determinar o seu comportamento ecologicamente consciente, e analisar a relação entre o comportamento ecologicamente consciente e as variáveis conhecimento, atitude perante o uso, disponibilidade de pagar mais e intenção de uso de Energias Renováveis.
A nível académico, este estudo irá contribuir para melhor caracterizar o consumidor verde, e compreender melhor qual a percepção dos consumidores ecologicamente conscientes portugueses acerca do possível uso de energias renováveis.
A nível empresarial, irá permitir desenvolver novas estratégias de marketing mais criativas de modo a atingir este novo segmento e mostrar que ao utilizar energias renováveis estarão a poupar o ambiente, deixando para segundo plano as questões monetárias.
Os resultados demonstram que os inquiridos apresentam em média um comportamento ecologicamente consciente médio elevado, explicado pelas variáveis sócio-demográficas (idade e género) e as variáveis psicográficas (eficácia percebida e altruísmo). Verificou-se também que os inquiridos revelam em média um elevado conhecimento acerca das energias renováveis, uma atitude positiva, e uma elevada intenção acerca do seu uso, relacionando-se positivamente com o comportamento ecologicamente consciente. Porém, não apresentam grande disponibilidade para pagar mais para usufruir de energias renováveis, já que esta não apresenta nenhum impacto no comportamento ecologicamente consciente.
(Português)

Currently topics such as environmentalism and the protection of our planet have been assuming a growing importance and there is also a big bet on the production and consumption of renewable energies over fossil fuels. This research focuses on the Green Marketing, who came up with the aim of describing the strategies developed by marketers to reach the green consumer.

The aim of this study is to identify the profile of green consumer behavior, determine its ecologically conscious behavior, and analyze the relation between eco-conscious behavior and the variables knowledge, attitude towards the use, willingness to pay more and intention to use renewable energies.

At the academic level, this study will contribute to better characterize the green consumer, and better understand the perception of the Portuguese ecologically conscious consumers about the possible use of renewable energies.

At corporate level will allow developing new more creative marketing strategies to reach this segment and show to consumers that by using renewable energies they will be saving the environment, leaving behind monetary issues.

The results show that respondents have on average a medium high ecologically conscious behavior, explained by socio-demographic variables (age and gender) and psychographic variables (perceived effectiveness and altruism). On average, the respondents show high knowledge about renewable energies, a positive attitude, and high intention about their use that are positively related with the ecologically conscious behavior. However, they dont show willingness to pay more for renewable energies, since this variable shows no impact on the ecologically conscious behavior.
(Inglês)

Palavras-chave

Marketing Verde, Consumidor Verde, Comportamento do Consumidor, Energias Renováveis (Português)

Green Marketing, Green Consumer, Consumer Behavior, Renewable Energies. (Inglês)

Resumo Alargado

resumo alargado.pdf (28KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 29-11-2011 16:35
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