Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2010/2011
Aluno: ANTÓNIO MARIA MELO E CASTRO MONTEIRO DE BARROS (38624)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: O Consumidor Verde Português: Da Preocupação Ambiental ao Consumo de Produtos Verdes
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 10/11/2011 às 17:58 por CARLOS ALBERTO DA SILVA RIBEIRO

Resumo

RESUMO
As questões ambientais têm vindo a ganhar maior relevância nos últimos anos, em grande parte devido a uma produção e consumo pouco sustentáveis, provocando uma tomada de consciência por parte da sociedade, da necessidade de conciliar o desenvolvimento económico com a preservação do meio ambiente.
O presente trabalho pretende avaliar o nível de consciência ecológica do consumidor português em relação aos bens e serviços que procura, bem como analisar se efectivamente os consumidores portugueses adquirem produtos verdes e quais as suas características socio-demográficas (idade, habilitações literárias, género e rendimento). É também alvo desta investigação perceber qual a influência da actual crise económica na compra de produtos verdes.
Desenvolveu-se um questionário adaptado do trabalho de Straughan e Roberts (1999), que visava medir o nível de consciência ecológica dos consumidores portugueses. Para medir a intenção de compra de produtos verdes, bem como a sua compra efectiva, recorreu-se à análise utilizada por Chan (2001). Aplicou-se o questionário a uma amostra de conveniência, do qual advém uma análise quantitativa da informação recolhida.  
Os resultados demonstram que a maioria dos inquiridos apresenta um nível de consciência ecológica elevado, este verifica-se mais concretamente nos indivíduos do género feminino e que não possuem habilitações literárias de nível superior. Verificou-se também, que os consumidores que apresentam um nível de consciência ecológica elevado demonstram intenção de compra de produtos verdes e consequentemente uma compra efectiva destes mesmos produtos. Por fim, constata-se que a situação económica actual influencia negativamente a aquisição de produtos verdes.

(Português)

ABSTRACT
As environmental issues have become more relevant throughout the years due both to unsustainable production processes and to consumer habits, society has become aware of the necessity to balance economic growth with environmental preservation.
The aim of this research project is firstly to evaluate the level of ecological awareness of the Portuguese consumers taking into account the products and services sought, secondly to analyse if the Portuguese consumer buys green products and thirdly to study the socio-demographic characteristics of the consumers (age, educational skills, gender and income) and how the economic crisis affects the purchasing of green products.
The questionnaire was based on the Straughan and Roberts´s model (1999) and it takes into account the purpose of measuring the level of Portuguese consumer?s ecological awareness. In order to measure the purchasing intention of green products as well as the final purchasing, the analysis model was taken from Chan (2001).The questionnaire was applied to a convenience sample and it shows a quantitative analysis from the gathered information.
The results show that the majority of the respondents have a high level of ecological consciousness being mostly women who do not have high level of educational skills. It was also shown that consumers who own a high level of ecological consciousness show the intention of buying green products and consequently buy these products. Finally, the current economic situation influences negatively the purchase of green products.


(Inglês)

Palavras-chave

Consumidor Verde; Produtos Verdes; Consciência Ecológica; Intenção de Compra Verde; Comportamento de Compra Verde. (Português)

Green Consumer; Green Products; Ecologic Conscious; Green Purchase Intention; Green Purchase Behaviour (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 29-11-2011 15:30
Voltar