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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2010/2011
Aluno: ANTÓNIO JORGE SOUSA MENDES (36197)
Mestrado: Gestão de Sistemas de Informação
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Proposta de um Sistema de CI para o ciclo de I&D
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 10/01/2012 às 01:12 por CARLOS ALBERTO DA SILVA RIBEIRO

Resumo

A valorização de resultados de investigação e desenvolvimento (I&D) passa cada vez mais por combinar investigação com empreendedorismo e criação de empresas de base tecnológica. As escolas de gestão partilham a ideia de que é fundamental a análise da envolvente como um factor crítico para o sucesso de uma iniciativa empresarial.
É proposto e validado junto dos praticantes um modelo de análise do processo empreendedor (MAPE) estruturado em função das necessidades e desafios dos empreendedores quanto à tomada de decisão.
Observa-se que as empresas de base tecnológica tendem a integrar o uso da Competitive Intelligence (CI) nos seus processos de internos, nomeadamente de I&D, envolvendo os colaboradores, e fazendo das preocupações competitivas o centro da sua cultura empresarial e dos seus processos de gestão de conhecimento. A natureza dos contributos da CI vai mudando ao longo do ciclo empreendedor, embora as empresas adoptem cada vez mais atitudes empreendedoras contínuas, criando novos negócios em paralelo com o desenvolvimento dos negócios actuais. A dinâmica competitiva global exige que a CI seja parte integrante de qualquer estratégia empresarial baseada em tecnologia e em uso do conhecimento, e é neste contexto que se apresenta uma proposta de aplicação da CI ao longo do processo empreendedor.
(Português)

Entrepreneurship and technology-based companies are increasingly used in the context of economic exploitation of results from research and development (R&D) activities. Business schools share the idea that the analysis of the competitive landscape is key for a successful enterprise launch.
An analysis framework for the entrepreneurial process (MAPE), structured according to decision moments and other needs and challenges of entrepreneurs, is presented along with correspondent validation among practitioners.
Technology-based companies tend to integrate the use of Competitive Intelligence (CI) in their internal processes, including R&D, empowering employees and moving the competitive concerns into the core of their corporate culture and knowledge management processes. The nature of CI contributions changes over the entrepreneurial cycle, although companies increasingly adopt continuous entrepreneurial attitudes, creating new ventures in parallel with the development of their regular business. The global competitive dynamics demands CI to play a key role at any business strategy based on technology and use of knowledge. This is the landscape where we put forward a proposal for Competitive Intelligence (CI) implementation along the entrepreneurial process.
(Inglês)

Palavras-chave

empreendedorismo, suporte à decisão, competitive intelligence, gestão do conhecimento, processo empreendedor, start-ups (Português)

decision support, competitive intelligence, knowledge management, entrepreneurship, entrepreneurial process, start-ups (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

Tese_ASM_MGSI_ISEG_Jan_2012.pdf (4,1MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 10-01-2012 15:00
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