Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: ANDREIA FILIPA GOMES FERREIRA (49432)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Antecedentes da intenção de continuidade da utilização de tecnologias self-scaning no retalho
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 25/10/2019 às 19:18 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

 Os retalhistas estão a utilizar cada vez mais tecnologias self-service com o intuito de melhorar a experiência do cliente e de reduzir alguns custos relacionados com a contratação e formação de funcionários. Entre as várias tecnologias self-service, os sistemas de self-scanning tornaram-se uma escolha comum entre os retalhistas, na medida em que os clientes para registar os produtos e efetuar o pagamento da compra, não necessitam de interação com um funcionário.
 O presente trabalho tem como objetivo estudar os antecedentes da intenção de continuidade de utilização de uma aplicação de um retalhista para fazer self-scanning. Para testar o modelo conceptual proposto, foram utilizadas 217 respostas de utilizadores da aplicação, recolhidas através de um questionário online.
 Os resultados obtidos, permitem concluir que a prontidão tecnológica tem uma influência positiva e significativa na facilidade de uso  e na utilidade percebida. Por sua vez, a facilidade de uso  tem um impacto positivo na satisfação e na utilidade percebida mas não tem um efeito direto sobre a intenção de continuidade de uso da aplicação. A utilidade percebida tem uma influência positiva e significativa na satisfação e na intenção de continuidade. No que concerne à qualidade percebida esta tem um efeito direto positivo e significativo na satisfação mas não afeta diretamente a intenção de continuidade. O efeito da satisfação na intenção de continuidade de uso mostrou-se positivo e significativo. Por fim, a necessidade de interação mostrou afetar de forma negativa e significativa a prontidão tecnológica.
(Português)

 Retailers are increasingly using self-service technologies to improve customer experience and reduce costs related to hiring and training employees. Among many self-service technologies, self-scanning systems have become a common choice among retailers since customers do not need to interact with an employee to register products and pay for them.
 This paper aims to study the antecedents of the continuance usage intention of a retailer´s application for self-scanning. In order to test the proposed conceptual model, 217 responses from the users of this application were collected through an online questionnaire.
 The results allow us to conclude that technology readiness has a positive and significant influence on the ease of use and perceived usefulness. On the other hand, ease of use has a positive impact on satisfaction and perceived usefulness but has no direct effect on the continuance intention to use the application. Perceived usefulness has a positive and significant influence on satisfaction and the continuance intention. When it comes to perceived quality, it has a positive and significant direct effect on satisfaction but does not directly affect the continuance intention. The effect of satisfaction on the continuance intention was positive and significant. Finally, the need for interaction has been shown to negatively and significantly affect technological readiness.
(Inglês)

Palavras-chave

Tecnologia self-scanning; Aplicações; Retalho; Qualidade Percebida; Satisfação; Intenção de continuidade; Necessidade de interação (Português)

Self-scanning technology; Apps; Retail; Perceived Quality; Satisfaction; Continuance Intention; Need for interaction (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFMAndreiaFerreira.pdf (690KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 20-11-2019 16:15
Voltar