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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: JOSÉ WILSON FERNANDES FIGUEIRA (49369)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: O Perfil e as Motivações dos Turistas de um Evento Especial: O Caso da Festa da Flor na Ilha da Madeira
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 16/11/2019 às 18:24 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A criação e organização de eventos constitui um elemento chave na estratégia de diversificação de qualquer destino turístico. Alguns eventos são, de facto, grandes catalisadores de desenvolvimento, a nível económico, social, cultural e político de um país, cidade ou região. Torna-se, pois, imprescindível para a Destination Marketing Organisation (DMO) conhecer o perfil dos turistas atraídos por tais eventos e compreender as motivações turísticas inerentes à participação nos mesmos. Como tal, a presente investigação debruça-se sobre a compreensão e clarificação das razões e motivações que impelem os turistas a visitar a Ilha da Madeira no decorrer da Festa da Flor, recorrendo ao framework conceptual Push e Pull. A metodologia utilizada neste estudo foi de natureza descritiva-explanatória, tendo por base uma abordagem quantitativa, com recurso à aplicação de um inquérito por questionário a 281 turistas, nas principais avenidas da cidade do Funchal, no decorrer da Festa da Flor, edição 2019. Os resultados evidenciam que os Gestores do Destino Madeira devem dar especial atenção aos fatores motivacionais internos (push): Escape / Fuga à rotina, Relaxe, Prestígio, União Familiar, Novidade / Conhecimento e Entretenimento, e aos fatores motivacionais externos (pull): Eventos Especiais, Condições Básicas e Naturais do Destino, Gastronomia e Exploração Cultural e Histórica. Por outro lado, os resultados demonstram que o evento especial em estudo, a Festa da Flor, não é o polo de atração que desencadeia o desejo de visitar a Ilha da Madeira. É, antes, encarado como um fator suplementar, uma oferta turística complementar posta à disposição dos visitantes. (Português)

Event creation and organization are key elements in the diversification strategy of any tourist destination. Some events are indeed major catalysts for the economic, social, cultural and political development of a country, city or region. It is therefore essential for the Destination Marketing Organization (DMO) to know the profile of tourists attracted by such events and to understand the tourist motivations inherent in their participation. As such, this research focuses on understanding and clarifying the reasons and motivations that drive tourists to visit Madeira Island during the Flower Festival, using the Push and Pull conceptual framework. The methodology used in this study was descriptive and explanatory, based on a quantitative approach, using a questionnaire survey to 281 tourists, in the main avenues of Funchal, during the Festa da Flor, 2019 edition. The results show that the Destination Managers of Madeira should pay particular attention to the internal motivational factors (push): Escape / Routine Escape, Relax, Prestige, Family Union, Novelty / Knowledge and Entertainment, and the external motivational factors (pull): Special Events, Basic and Natural Destination Conditions, Gastronomy and Cultural and Historical Exploration. On the other hand, the results show that the special event under study, the Flower Festival, is not the attraction that triggers the desire to visit the island. Rather, it is seen as a supplementary factor, a complementary tourism offer made available to visitors. (Inglês)

Palavras-chave

Teoria Push-Pull, Motivação Turística, Comportamento do Turista, Eventos Especiais, Ilha da Madeira (Português)

Push-Pull Theory, Tourist Motivation, Tourist Behaviour, Special Events, Madeira Island (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 04-12-2019 13:40
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