Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: RAFAEL ROCHA RAMALHO (49802)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Plano de Marketing Internacional: A Expansão da Marca Compal para o Brasil
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 16/11/2019 às 18:28 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O presente trabalho final de Mestrado, consiste na elaboração de um Plano de Marketing Internacional da marca Compal para o Brasil, e tem como o intuito potenciar a sua expansão para esse mesmo mercado, definindo a melhor estratégia a adotar.
Marca de referência no setor das bebidas, está presente na vida dos portugueses há mais de 65 anos, produzindo produtos de alta qualidade. Sendo líder de mercado em Portugal no seu setor, a marca tem procurado ao longo dos anos desenvolver estratégias de crescimento nos mercados internacionais, com o intuito de alavancar os seus negócios.
Primeiramente foi necessário compreender como está estruturado o mercado de sumos e néctares no Brasil, depois perceber qual o comportamento e escolhas dos consumidores, com o intuito de podermos desenvolver as táticas de marketing-mix mais adequadas para o mercado em questão.
Relativamente à metodologia, foi utilizada uma abordagem de mixed-method, e a estratégia de action research. Foi feita uma recolha de dados primários, através de um questionário, a 643 cidadãos brasileiros, e uma entrevista pessoal a dois colaboradores da SUMOL+COMPAL.
Com base nos objetivos e estratégias de marketing definidos, após a realização da análise externa e interna, foram desenvolvidas as táticas de marketing-mix, que consideramos mais adequadas para a marca seguir no mercado alvo.
Com a realização deste estudo, conclui-se que, hoje em dia, muito devido à globalização, as empresas devem apostar fortemente na sua internacionalização, pois só assim conseguem crescer e sobreviver.
(Português)

The present final master´s work is based on an elaboration of an International Marketing Plan of the brand Compal for Brazil. It aims to enhance its expansion to the Brazilian market, defining the best strategy to adopt.
It?s one reference brand in beverages sector, has been present in the life of Portuguese people for more than 65 years, producing high quality products. Being the market leader in Portugal in its sector, the brand has been looking these past years for ways to develop strategies of growth in the international markets, with the aim to foster their business.
First it was necessary to understand how the market of juices and nectars in Brazil is structured, next understand how the behavior and choices of the consumers are, so that we could develop the tactics of marketing-mix more suitable for the previous market.
For this project, the methods used were a mixed-method approach and the strategy of action research. Primary data were collected through one survey to 643 Brazilian citizens and one personal interview to two employees of SUMOL+COMPAL.
Based on the defined marketing objectives and strategies, after the external and internal analysis, the tactics of marketing-mix that were developed were the more suitable for the brand to be in the target market.
With this study, its concluded that nowadays and due to the globalization, companies should invest heavily in their internationalization because only then can they grow and survive.
(Inglês)

Palavras-chave

Plano de Marketing, Internacionalização, Marca Global, Capital da Marca (Português)

Marketing Planning, Internationalization, Global Brand, Brand Equity (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 10-12-2019 13:40
Voltar