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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: ANA RITA GERALDO CAGUERELHO (45203)
Mestrado: Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial
Tipo: Projeto
Título do Trabalho Final de Mestrado: "Sobrevoando" as Vendas do distrito de Lisboa: uma análise de econometria espacial
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 21/09/2019 às 08:11 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O incremento e a generalização do uso da tecnologia, aliados à crescente evolução da capacidade de armazenamento de dados e à sucessiva maior facilidade de computação, fomentam o interesse e a possibilidade em realizar estudos analiticamente mais sofisticados utilizando estruturas de dados complexas.  
Este trabalho tem como objetivo analisar um conjunto de dados espaciais sobre vendas a retalho de uma empresa na área da alimentação. Através da análise exploratória e de modelos econométricos adequados para o efeito, pretende-se perceber quais os fatores que influenciam a variação do volume de vendas nas diversas freguesias do distrito de Lisboa e a importância da dimensão espacial na explicação deste fenómeno.
Da panóplia de informação disponível, foi definido um conjunto de variáveis consideradas relevantes para explicar a variação do volume de vendas de cada freguesia. Através deste conjunto de dados, procedemos a análises suportadas por softwares estatísticos e softwares com capacidade de interface gráfico, através dos quais é possível realizar análises exploratórias espaciais.
Após várias análises exploratórias dos dados, chegou-se à conclusão da necessidade da inclusão de fatores que ponderem a dependência espacial. A presença de dependência espacial nos dados em análise foi também confirmada empiricamente na modelação econométrica. Esta conclusão permite-nos perceber que o volume de vendas de determinada freguesia do distrito de Lisboa é influenciado por características dessa mesma freguesia, mas também por valores do volume de vendas registados em freguesias vizinhas.
(Português)

The increasing and widespread use of technology, coupled with the increasing evolution of data storage capacity and the subsequent ease of computation, fosters the interest and the possibility to perform analytically more sophisticated studies using complex data structures.
This paper aims at analysing a spatial dataset on a company's food retail sales. Through both exploratory analysis and econometric models suitable for this purpose, it is intended to understand which factors influence the variation of sales volume in the various parishes of the Lisbon district and the importance of the spatial dimension in explaining this phenomenon.
From the panoply of available information, a set of variables considered relevant was defined to explain the variation in the sales volume of each parish. Through this data set, we carry out analyses supported by statistical software and software with graphical interface capability, through which it is possible to perform spatial exploratory analyses.
After several exploratory analyses of the data, it was concluded the need to include factors that consider spatial dependence. The presence of spatial dependence in the data under analysis was also confirmed empirically in the econometric modelling. This conclusion allows us to understand that the sales volume of a particular parish in the district of Lisbon is influenced by characteristics of that parish, but also by sales volume values registered in neighbouring parishes.
(Inglês)

Palavras-chave

Econometria especial, dependência espacial, análise exploratória, dados espaciais (Português)

Spatial econometrics, spatial autocorrelation, exploratory analysis, spatial data (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_Ana Rita Caguerelho.pdf (1,7MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 23-10-2019 14:30
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