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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: JÉSSICA DE SOUSA AZEVEDO (49622)
Mestrado: Ciências Empresariais
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: OS CONTRIBUTOS DA SET E DA COMUNICAÇÃO PARA A SATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES: UM ESTUDO EM EMPRESAS PORTUGUESAS DO SETOR DOS SERVIÇOS
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 23/10/2019 às 17:11 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

As Pessoas são o elemento chave no sucesso das organizações, e a Satisfação é um dos seus maiores desafios. Trabalhadores satisfeitos são sinónimo de maior compromisso e desempenho organizacional. Em contrapartida, a sua insatisfação reflete-se em alta rotatividade e baixo desempenho. As relações entre os trabalhadores e a organização funcionam numa lógica de interdependência e reciprocidade. Assim, a Social Exchange Theory permite compreender como várias condições contribuem para a Satisfação. Estas podem ser estabelecidas ao nível organizacional, com os líderes e com os pares. As organizações não existem sem comunicação, sendo que o presente estudo analisa os contributos da comunicação na Satisfação dos trabalhadores. A riqueza deste processo está na análise da comunicação aos diversos níveis, isto é, ao nível da organização, do líder e dos pares. Outras condições relacionadas com a Satisfação, como o Equilíbrio Trabalho-Família, a Cultura Organizacional, a Liderança Transacional, a Liderança Transformacional e o Apoio dos Pares, são alvo de análise. O presente estudo analisou uma amostra de 163 respostas, obtidas via questionário, distribuído aos trabalhadores das empresas portuguesas do setor dos serviços. Este contribui ativamente para o crescimento nacional e para a composição do mercado de trabalho. Uma abordagem qualitativa foi utilizada para testar e identificar as combinações causais que levam à presença e à ausência de Satisfação (fsQCA). Os resultados evidenciaram a presença de caminhos para a Satisfação na presença de comunicação aos três níveis. Complementarmente foram encontrados caminhos para a ausência de Satisfação na presença de comunicação de pelo menos um dos níveis. (Português)

As People are the key element in the success of organizations, Satisfaction represents one of their biggest challenges. Satisfied workers are synonymous of greater commitment and organizational performance. While, unsatisfied workers reflect in high turnover and poor performance. The logic of interdependence and reciprocity are the base of the relationship between workers and their organizations. Thereby, the Social Exchange Theory allows to understand how a set of conditions leads to satisfaction. These can be defined at three level, the organizational, with leaders and with peers. As organizations do not exist without communication, the present study analyzes the contributions of Communication on Job Satisfaction. The richness of this process lies on the various level analysis of Communication, in so, at the Organizational, Leader and Peer level. Additionally, other conditions are considered on this analysis: Work-Life Balance, Organizational Culture, Transactional Leadership, Transformational Leadership and Peer Support. The present study analyzes a sample of 163 observations, obtained through a questionnaire, sent to Portuguese companies from the service industry. This industry contributes actively to the national growth and to the composition od the labor market. To identify the casual presence and absence of satisfaction, a qualitative approach (fsQCA) was used. The results show the existence of several paths leading to Satisfaction with the presence of the three levels of Communication. Also, there are paths leading the absence of Satisfaction, they include the presence of at least of one of the levels of Communication. (Inglês)

Palavras-chave

Satisfação, Social Exchange Theory, Comunicação, Serviços, fsQCA (Português)

Satisfaction, Social Exchange Theory, Communication, Services, fsQCA (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo_Os Contributos da SET e da Comunica?ao para a Satisfa?ao dos Trabalhadores.pdf (30KB)

Trabalho Final de Mestrado

Jessica Azevedo_Os Contributos da SET e da Comunica?ao para a Satisfa?ao dos Trabalhadores.pdf (685KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 04-12-2019 14:00
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