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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: BEATRIZ CORREIA MONRROY VILAN (51335)
Mestrado: Finanças
Tipo: Project
Título do Trabalho Final de Mestrado: Financial structured products in the Portuguese retail market: analysis of investor fitting and risk perception
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 09/11/2019 às 08:41 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Cada vez mais os investidores portugueses optam por investir em produtos estruturados que podem resultar em perdas de capital. Estes investidores individuais são atraídos pela publicidade de retornos elevados dos bancos portugueses que por sua vez têm vindo a reforçar a criatividade dos seus produtos transacionados.
O principal objetivo deste projeto é responder à pergunta: Quão adequados e apropriados são os produtos estruturados para os investidores individuais? Para isso, inicialmente, é apresentada uma revisão da literatura sobre os produtos estruturados e de seguida, um foco no mercado de retalho.
Paralelamente, uma amostra de base de dados (sobre os produtos estruturados disponíveis publicamente na banca portuguesa ? CMVM ? Comissão de Mercado de Valores Mobiliários) foi preparada para definir os produtos mais comuns e as condições para realizar a avaliação.
O objetivo deste trabalho é também debater as condições em que as decisões dos investidores individuais ? usando soluções complexas de investimento ? para além das suas capacidades de literacia financeira, podem originar um risco implícito que por sua vez pode afetar as suas expetativas na criação do seu ciclo de poupanças.
Os resultados mostram os retornos esperados publicitados são improváveis de ocorrer, e apenas em condições muito específicas para alguns investidores avessos ao risco, é preferível obter exposição indireta ? usando os produtos estruturados ? em vez de deter os ativos de risco. Mas, para os investidores em geral, a utilidade esperada pode favorecer a exposição direta aos ativos subjacentes.
(Português)

More and more Portuguese investors are choosing to invest in structured products that can end up into capital losses. These individual investors are enticed by the advertising of high returns from national banks which have been strengthening the creativity of the traded products. Many of these structured products are too complex, and it can make them difficult to understand.
The main objective of this project is to answer the question: How fit and proper are structured products for individual investors? For that, at first, it is presented a literature review on structured products and focus on the research of retail segment.
In parallel, a sample database (on publicly available structured products in the banking industry - CMVM - Comissão de Mercado de Valores Mobiliários) was prepared to define the most common products and the conditions to perform the valuation.
The objective of this work is also to discuss the conditions where individual investors decisions ? using complex investment solutions ? beyond their financial literacy capabilities may originate a shadow risk that can impact their expectations on building their savings life cycle.
Results show that marketed expected returns are unlikely to occur, and only in very specific conditions for some risk averse investors it is preferable to gain indirect exposure ? using structured products ? rather than owning the risky assets. But, on general investors under expected utility may favor direct exposure to underlying assets.
(Inglês)

Palavras-chave

Produtos Estruturados; Simulação de Monte Carlo; Função Utilidade; Risco; Retorno Esperado (Português)

Structured Products; Monte Carlo Simulation; Utility function; Risk; Expected Return (Inglês)

Resumo Alargado

MFW_Beatriz Vilan_l51335 - Version 2.pdf (1,7MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 18-12-2019 11:20
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