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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: RAQUEL MARQUES FAQUINHA (45219)
Mestrado: Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A Divulgação de Sustentabilidade Empresarial e a Visibilidade nos Media: Evidência Empírica do Setor do Turismo
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 09/01/2020 às 19:32 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O presente estudo tem como objetivo estudar, pela primeira vez, a relação existente entre o investimento em divulgação de sustentabilidade e o investimento em visibilidade nos media, bem como o impacto relativo de cada um destes investimentos na qualidade e na popularidade percebidas pelas organizações do setor do turismo. Assim, foram identificadas organizações presentes na Base de Dados de Divulgação de Sustentabilidade (BDDS) da Global Reporting Initiative (GRI) com atividade no setor do turismo, bem como organizações com propriedades hoteleiras classificadas como 2019 Star Awards Winners (2019SAW) pela Forbes Travel Guide (FTG), e presentes numa das vinte cidades mais visitadas no mundo em 2018. Como principais conclusões, destaca-se a confirmação da existência de uma relação concorrencial entre o investimento em divulgação de sustentabilidade e o investimento em visibilidade nos media. Os resultados mostram que as organizações optam pelo primeiro esperando uma melhoria no segundo. Inversamente, dada a escolha pelo investimento em visibilidade nos media, as organizações não sentem a necessidade de investir em divulgação de sustentabilidade. Para empresas com um nível de qualidade percebida superior, o investimento em divulgação de sustentabilidade não é uma condição causal. No que toca às empresas com um nível de popularidade percebida superior, estas continuam, na sua maioria, a resultar de um investimento em visibilidade nos media, excetuando na presença da combinação de investimento em divulgação de sustentabilidade feito por empresas cotadas. (Português)

The purpose of this investigation is to analyze, for the first time, the relationship between corporate sustainability disclosure and media visibility, as well as the relative impact of each of these investments on the quality and popularity perceived in the tourism sector. Thus, were identified organizations in the Sustainability Disclosure Database from the Global Reporting Initiative (GRI), active in the tourism sector, as well as organizations with hotel properties rated as 2019 Star Awards Winners (2019SAW) by Forbes Travel Guide (FTG), settled in one of the twenty most visited cities in the world in 2018. The results show that organizations choose sustainability disclosure expecting an improvement in their media visibility. When they choose to invest in media visibility, organizations don?t feel the strategic need to invest in sustainability disclosure. For companies with a higher perceived quality level, investing in sustainability disclosure isn?t a causal condition. For companies with a higher perceived popularity, the majority continues to result of an investment in media visibility, except in the presence of a combination of sustainability disclosure investment by listed companies. (Inglês)

Palavras-chave

Sustentabilidade Empresarial, Visibilidade nos Media, Global Reporting Initiave, Forbes Travel Guide, Qualitative Comparative Analysis (Português)

Corporate Sustainability, Media Visibility, Global Reporting Initiave, Forbes Travel Guide, Qualitative Comparative Analysis (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

RAQUEL_TFM2020.pdf (576KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 18-02-2020 12:30
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