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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: EDSON ARAUJO BARRETO JUNIOR (49271)
Mestrado: Gestão de Recursos Humanos
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A MARCA DO EMPREGADOR E A IDENTIFICAÇÃO ORGANIZACIONAL: MEDIADORAS ENTRE A LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL E O ENVOLVIMENTO DO COLABORADOR
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 28/10/2019 às 20:51 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Dada a crescente publicação de estudos sobre Employer Branding e o atual interesse das organizações e dos profissionais de recursos humanos pelo tema, decidiu-se efetuar um estudo exploratório, no qual procurou-se avaliar qual é o papel do Employer Branding, que neste trabalho será traduzido como a marca do empregador, como mediadora entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador. Nesse sentido, para além da compreensão da influência da marca do empregador neste modelo, tornou-se igualmente necessário aferir o impacto que a identificação organizacional possui a nível de mediadora entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador, sendo a identificação organizacional um tema que há muito vem sendo explorado e de forte importância para as organizações. O objetivo central desta investigação, portanto, é compreender como a liderança transformacional percebida pelos colaboradores pode, por meio da marca do empregador e da identificação organizacional, melhorar os níveis de envolvimento dos colaboradores.  Para a realização deste estudo foram analisadas as respostas (N=151) de colaboradores de diferentes organizações localizadas em Portugal, no Brasil e na França, sendo que a escolha destes três países se deu pela conveniência de acessibilidade aos inqueridos. Foi utilizada a metodologia quantitativa, recorrendo à aplicação de questionários e sua posterior análise. Os resultados obtidos permitiram comprovar que os constructos, marca do empregador e identificação organizacional, são importantes mediadores entre a liderança transformacional e o envolvimento do colaborador. (Português)

Given the growing publication of studies on Employer Branding and the current interest of organizations in the subject and especially the human resources professionals, decided to conduct an exploratory study in which sought to evaluate the role of the Employer Brand, which will be translated into this paper, as a mediator between Transformational Leadership and Employee Engagement. In this sense, in addition to understanding the Employer Brand influence in this model, it has also become necessary to assess the impact that Organizational Identification has at the mediator level between Transformational Leadership and Employee Engagement, since Organizational Identification is a theme that It has long been explored and has a great importance to organizations. The central objective of this research, therefore, is to understand how Transformational Leadership perceived by employees can, through Employer Brand and Organizational Identification, improve Employee Engagement levels.
To carry out this study, we inquired N = 151 employees from different organizations in Portugal, Brazil and France, the choice of these three countries was due to the convenience of accessibility to the respondents. The quantitative methodology was used, using questionnaires and their subsequent analysis.
The results obtained showed that Employer Brand and Organizational Identification are important constructs mediators between Transformational Leadership and Employee Engagement.
(Inglês)

Palavras-chave

Marca do Empregador, Identificação Organizacional, Liderança Transformacional, Envolvimento do Colaborador (Português)

Employer Brand, Organizational Identification, Transformational Leadership and Employee Engagement (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM Edson Araujo Barreto Junior - l49271.pdf (1,3MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 08-01-2020 12:00
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