Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: KEYLA ALANA BARROS AMANTE DA ROSA (40877)
Mestrado: Gestão de Projetos
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Impacto da liderança emocionalmente inteligente dos gestores de projetos de uma instituição financeira
Sub Título:
Comentário: Objectivos
A presente investigação tem o propósito de perceber o impacto da liderança emocionalmente inteligente dos gestores de projetos numa instituição financeira. Respondendo as seguintes questões: Q1 ? Em que medida um líder EI apoia o desenvolvimento dos membros de uma equipa de projeto? Q2 ? Em que medida um líder EI é um facilitador do processo comunicacional de uma equipa de projeto? Q3 ? De que modo um líder EI gere uma situação de conflito no interior da sua equipa de projeto? Q4 ? Que benefícios perceciona para o ?trabalho em equipa?, quando a equipa de projeto é liderada por um GP emocionalmente inteligente? Vai ser um estudo de caso exploratório, de natureza qualitativa. Para validar as questões de investigação foi usado o Mini self Asessment do Anthony Mersino, que é uma adaptação feita a partir da escala do Goleman, para gestão de projetos, e ainda uma entrevista semiestruturada.
Instituição: ISEG
Homologação: Dia 19/10/2019 às 15:10 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A inteligência emocional é definida como a capacidade de reconhecer os nossos sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerirmos bem as nossas emoções. Para o contexto organizacional da gestão de projetos, vários autores têm apontado para a sua importância, uma vez que os projetos são executados por pessoas e, para se ter sucesso, é necessário o trabalho em equipa, sendo que a atividade de gestor de projeto exige capacidades suficientes de liderança para controlar os impulsos e gerir de forma eficaz
Neste estudo procurou-se a resposta para a questão: Qual o impacto de uma liderança emocionalmente inteligente numa equipa de projeto de uma instituição financeira. Através de questionários e entrevistas, respondidos por 15 colaboradores e 3 líderes de um Banco, concluiu-se que os gestores possuem inteligência emocional e que isso impacta positivamente nas relações com os colaboradores, mas que precisam de aprimorar o trabalho em equipa.
De acordo com as autoavaliações de inteligência emocional do Mersino, feitas aos líderes nota-se uma discrepância da perceção com a realidade. Os líderes percecionam ter mais inteligência emocional do que na verdade tem.
Sumariamente, de uma forma geral, os líderes apresentaram características de inteligência emocional inferior aos dos colaboradores, sendo que os líderes que apresentaram pontos mais baixos da inteligência emocional são aqueles cujos colaboradores sentem mais dificuldade a nível de comunicação e atenção despendida.
(Português)

Emotional intelligence is defined as the ability to recognize our feelings and those of others, to motivate ourselves and to manage our emotions well. For the organizational context of project management, several authors have pointed to its importance, since projects are executed by people and, to be successful, teamwork is required, and the project manager activity requires sufficient leadership skills to control impulses and manage effectively.
This study sought the answer to the question: What is the impact of emotionally intelligent leadership on a project team at a financial institution? Through questionnaires and interviews, answered by 15 employees and 3 leaders of a Bank, it was concluded that managers have emotional intelligence and that this has a positive impact on relationships with employees, but they need to improve teamwork.
According to Mersino's self-assessments of leaders, there is a discrepancy between perception and reality. Leaders perceive to have more emotional intelligence than they actually have.
Briefly speaking, the leaders presented lower emotional intelligence characteristics than the employees, and the leaders with the lowest emotional intelligence points are those whose employees have more difficulty in communicating and taking attention.
(Inglês)

Palavras-chave

Inteligência emocional, liderança, gestão de projetos, emoções. (Português)

Emotional intelligence, leadership, project management, emotions. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 14-12-2019 11:00
Voltar