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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: CATARINA BARR NÉVOA (49906)
Mestrado: Ciências Empresariais
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Antecedentes à criatividade organizacional
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 23/10/2019 às 11:42 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Nos atuais ambientes económicos, caracterizados pela sua constante mutação, a inovação das empresas tem-se tornado, cada vez mais, numa necessidade para a conquista de vantagens competitivas nos seus mercados de atuação. Assumindo a Criatividade como um dos primeiros passos no processo de inovação de uma empresa, este estudo pretende analisar os fatores que motivam o comportamento criativo dos colaboradores, tendo por base a Teoria da Autodeterminação, dando contributos à gestão sobre os vários caminhos de incentivo à Criatividade. Para tal, e partindo do modelo psicológico da criatividade de Amabile et al. (1993) e do modelo interacionista de Woodman e Schoenfeldt (1989), foi elaborado um questionário, aplicado ao setor das Tecnologias e Comunicações, por forma a inquirir a influência de fatores individuais, grupais e organizacionais na sua Criatividade no seio do seu local de trabalho. Os dados recolhidos foram analisados segundo uma metodologia mista: a aplicação da metodologia quantitativa permitiu averiguar as relações entre a criatividade e os vários fatores; a metodologia qualitativa, segundo a aplicação da fuzzy set Qualitative Comparative Analysis (fsQCA), possibilitou a análise de quatro configurações causais explicativas do comportamento criativo e de outras quatro referentes à ausência de criatividade. (Português)

In today's economic environments, marked by their constant changes, innovation embraced by companies has become a growing necessity for gaining competitive advantages in corporate markets. By assuming Creativity as one of the first steps in a company?s innovation process, this study aims to analyse the factors that motivate the creative behaviour of employees, based on the Self-Determination Theory, thus aiding management in many ways to encourage creativity. In order to do this and starting with the psychological model of creativity of Amabile et al. (1993) and the interactionist model of Woodman and Schoenfeldt (1989), a questionnaire was elaborated and applied to the Technologies and Communications sector. Its objective was to investigate the influence of individual, group and organizational factors on the Creativity of these employees at their workplace. The collected data was analysed according to a mixed methodology: the application of the quantitative methodology allowed an investigation to be carried out on the relationships between creativity and the various factors involved; the qualitative methodology, according to the application of the fuzzy set Qualitative Comparative Analysis (fsQCA), allowed for an analysis to be performed on four explanatory causal configurations of creative behaviour and four others related to the absence of creativity. (Inglês)

Palavras-chave

Criatividade; Inovação; Liderança Transformacional; Teoria da Auto-Determinação; Fatores Individuais; Fatores Grupais; Fatores Organizacionais; fsQCA; (Português)

Creativity; Innovation; Transformational Leadership; Self-Determination Theory; Individual factors; Group factors; Organizational factors; fsQCA; (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

Trabalho Final de Mestrado_Catarina_N?voa.pdf (523KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 04-12-2019 12:00
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