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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: ROMULO ZARELLI COSTACURTA (49270)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: THE EFFECTS OF PROMOTIONAL PUSH NOTIFICATIONS FROM SUPERMARKET BRANDED APPS ON THE PURCHASE BEHAVIOR
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 21/11/2019 às 20:09 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A adoção de dispositivos móveis no mundo presenciou um aumento exponencial nos últimos anos, o que também se refletiu no número de aplicações móveis, ou apps. Muitas empresas desenvolveram suas próprias apps para exibir suas entidades de marca e começaram a usá-las como um canal de marketing direto com notificações push, mensagens exibidas no ecrã do dispositivo móvel.
Esta pesquisa procura compreender a dimensão do impacto no comportamento de compra das notificações push enviadas por aplicações de marca das redes de supermercados portuguesas. Além disso visa segmentar os resultados para diferentes grupos de compradores com base em variáveis psicográficas.
Esta pesquisa foi realizada adotando-se uma abordagem quantitativa e amostragem não probabilística. Com um questionário online, foram coletados de 265 respostas, que foram tratadas com procedimentos estatísticos, como análise descritiva, multivariada e de cluster.
As descobertas confirmam que os clientes que receberam notificações push têm uma média superior nos gastos mensais nos supermercados, em comparação com os clientes com aplicativos de marca que não receberam nenhuma notificação push. Entretanto, esses resultados foram observados apenas nos compradores envolvidos profundamente em todos os atributos da compra e nos compradores com uma maior preocupação com os produtos.
Academicamente, esta dissertação contribui para a discussão sobre notificações push como um canal de marketing direto e sobre os efeitos das características do cliente no efeito do marketing direto. Essa investigação também oferece informações para o profissional de marketing, afirmando que as notificações por push podem ser usadas para impulsionar compras offline dos usuários.
(Português)

Mobile adoption has seen an exponential increase worldwide in recent years, which has also been reflected in the number of mobile applications, or apps. Many companies have developed their own apps to display their brand entities and have started using them as a direct marketing channel with push notifications, messages displayed on their mobile device screen.
This research seeks to understand the extent of the impact on purchasing behavior of push notifications sent by branded applications from Portuguese supermarket chains. It also aims to segment the results to different buyer groups based on psychographic variables.
This research was conducted by adopting a quantitative approach and non-probabilistic sampling. With an online questionnaire, 265 responses were collected and treated with statistical procedures such as descriptive, multivariate and cluster analysis.
The findings confirm that customers who received push notifications had a higher average monthly spend in supermarkets than customers with branded apps who received no push notifications. However, these results were observed only for buyers deeply involved in all attributes of the purchase and for buyers with a greater concern for the products.
Academically, this dissertation contributes to the discussion of push notifications as a direct marketing channel and the effects of customer characteristics on the effect of direct marketing. This research also provides insight to the marketer, stating that push notifications can be used to drive users' offline purchases.
(Inglês)

Palavras-chave

telemóveis, aplicações de marca, notificação push, marketing direto, marketing mobile (Português)

mobile, branded apps, push notification, direct marketing, mobile marketing (Inglês)

Resumo Alargado

RESUMO_ALARGADO_49270_ROMULO_ZARELLI_COSTACURTA.pdf (184KB)

Trabalho Final de Mestrado

TFM_MEST_MARKETING_49270_ROMULO_ZARELLI_COSTACURTA.pdf (937KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 27-11-2019 19:45
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