Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: RODRIGO ROCHA RAMALHO (49645)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Comportamento de Compra da Geração Millennial no Retalho Alimentar: Produtos Embalados vs Produtos a Granel
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 28/11/2019 às 20:30 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O retalho alimentar é caracterizado por ser um mercado dinâmico, competitivo e apresentar inúmeras ofertas de produtos de forma a alcançar o maior número de consumidores.

No entanto, o consumidor atual está cada vez mais exigente e informado, é necessário identificar as suas tendências de consumo para anteceder novas formas e conceitos de negócio, para que possa existir um consumo mais racionado e consciente em relação ao desperdício alimentar e à sustentabilidade.

A seguinte investigação incide sobre a área teórica do marketing, o comportamento do consumidor, na qual o seu principal objetivo é analisar o mesmo da geração millennial na compra de produtos alimentares embalados face a produtos alimentares a granel e identificar os diferentes fatores que influenciam a sua escolha, bem como as suas preferências de produtos em cada uma das tipologias de consumo.

Para obter tais resultados como matéria de estudo recorremos a uma metodologia de natureza exploratória, quantitativa, com uma amostragem não probabilística por conveniência através da realização de questionários como método de recolha de dados. Avaliámos as perguntas de investigação através de um modelo conceptual e das respetivas hipóteses para ir ao encontro da problemática deste estudo. Pretendemos com esta investigação analisar se a geração millennial está a adotar um consumo mais responsável na área do retalho alimentar, optando maioritariamente por produtos alimentares a granel.
(Português)

Food retail is characterized as a dynamic and competitive market that offers numerous products to reach the largest number of costumers.

However, the current customer is more demanding and informed and it is necessary to identify their consumption trends to anticipate new forms and business models, so that there may be more rationed and conscious consumption regarding food waste and sustainability.

The following research focuses on a theoretical area of marketing, consumer behavior, where its main objective is to analyze the millennial generation and their purchase of packaged food versus bulk food, as well as to identify the different factors that influence its consumption, as well as their product preferences in each of the above-mentioned options.

To obtain these results, we used an exploratory methodology of quantitative nature, with a non-probabilistic convenience sampling through the completion of surveys as a way of collecting data. The research questions were evaluated through a conceptual model and its hypotheses to meet the problem of this research. We pretend with this research analyze if the millennial generation is adopting a more responsible consumption in the food retail area, choosing mainly bulk food products.
(Inglês)

Palavras-chave

Comportamento do Consumidor, Comportamento de Compra, Supermercado a Granel, Perfil do Consumidor, Retalho Alimentar, Motivações de Compra; (Português)

Consumer Behavior, Buying Behavior, Bulk Supermarket, Consumer Profile, Food Retail, Purchase Motivations (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

Comportamento de compra da geracao millennial no retalho alimentar.pdf (867KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 18-12-2019 16:00
Voltar