Trabalho Final de Mestrado
Ano Lectivo: | 2018/2019 |
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Aluno: | JOÃO AUGUSTO MACHADO DE LIMA (49480) |
Mestrado: | Gestão e Estratégia Industrial |
Tipo: | Dissertação |
Título do Trabalho Final de Mestrado: | SALES AND OPERATIONS PLANING: UMA ABORDAGEM ESTRUTURADA PARA GESTÃO DINÂMICA DE EMPRESAS |
Sub Título: | |
Comentário: | - |
Instituição: | - |
Homologação: | Dia 23/11/2019 às 17:21 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO |
Resumo
Todos os dias temos mais e mais organizações que se internacionalizam, e cada vez mais as cadeias de valor se tornam mais complexas e exigentes por competitividade. As empresas estão cada vez mais inseridas em redes globais, com acesso a novas tecnologias, e com qualidade de informação. Isso determina a necessidade que as empresas estejam mais atualizadas e requer renovação da sua capacidade de gestão para melhorar os resultados do negócio.
Uma alternativa para ter uma gestão rápida e eficaz é desenvolver na organização um processo de Sales and Operations Planning (S&OP). O processo de S&OP é apontado em diversos artigos e publicações como uma das mais importantes alavancas para melhorar resultados do negócio e aperfeiçoar a gestão da cadeia de valor.
Sales and Operations Planning (S&OP) é um processo de gestão para aprimorar resultados que através de uma abordagem estruturada, baseado em balanceamento de recursos integrado com planeamento das vendas, que busca a melhoria contínua e gestão por indicadores de performance (KPIs). Trata-se de um processo de gestão tática que requer integração de processos, pessoas, organização e tecnologia, de forma eficaz para apoiar a tomada de decisões organizacionais.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os principais elementos que compõem um processo de Sales and Operations Planning, estruturar um processo com todos os elementos que compõem um ciclo de S&OP, e apresentar um modelo de avaliação de maturidade de processo de S&OP.
(Português)
Every day more organizations become international and constantly the supply chain become more complex and competitive. Companies are becoming global networks with more access to new technologies and to high quality information. This demands to the companies to be up-to-date in terms of business management skills and requires high performance methods to improve business results.
As an alternative to have a fast and effective management system it is recommended to develop a Sales and Operations Planning (S&OP) process inside the organization. The S&OP process is pointed out in several articles and publications as one of the most important methods to increase business results and improve value chain management.
Sales and Operations Planning (S&OP) is a management process for improving results through a structured approach based on resource and demand balancing, planning analysis, continuous improvement and management by key performance indicators (KPIs). It is a tactical management process that requires integration of processes, people, organization and technology to support decision-making process.
This paper purpose is to present the main elements that being part of Sales and Operations Planning process, to present a structured process with all the elements that make up an S&OP cycle, and to present a S&OP process maturity assessment model.
(Inglês)
Palavras-chave
Planeamento Integrado de Vendas e Operações, S&OP, Estratégia e Gestão de Negócios, Supply Chain Management, Modelos de Maturidade de S&OP (Português)
Sales and Operations Planning, S&OP, Strategy and Business Management, Supply Chain Management, S&OP Maturity Models (Inglês)
Resumo Alargado
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Trabalho Final de Mestrado
TFM_MGEI_L49418_Joao Lima_S&OP.pdf (1,6MB)Data da Prova Pública
Data da Prova Pública: | 02-12-2019 10:00 |
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