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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: RICARDO MIGUEL CORREIA DA SILVA (51147)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: IMPACTOS DO TURISMO NA QUALIDADE DE VIDA DOS RESIDENTES DE LISBOA
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 16/11/2019 às 18:29 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O turismo cresce no mundo, em Portugal e nas nossas cidades. Estudar o seu impacto tanto do ponto de vista social como do ambiental é pertinente e atual.
Este trabalho consiste num caso de estudo sobre os impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e uma análise da relação entre o place marketing da cidade e os impactos na satisfação destes residentes. A ligação entre os conceitos de qualidade de vida e o place marketing pode-se verificar através de dois pontos de vista: a competitividade de mercado; e a perceção dos habitantes face ao place image. Trabalhar a gestão da imagem de um país ou cidade como marca, influencia a escolha dos turistas face ao destino, moldando também o seu comportamento e a sua experiência turística. Neste estudo adaptou-se um modelo que permite estudar o impacto do turismo na qualidade de vida e consequentemente na satisfação global dos residentes de um lugar. O trabalho foi realizado em Lisboa nas quatro freguesias que revelam ter mais impactos provocados pelo turismo, que são Santa Maria Maior, Misericórdia, Santo António e São Vicente. Os resultados obtidos indicam que a perceção dos impactos económicos e ambientais do turismo afeta a perceção de bem-estar material e de saúde e segurança respetivamente, e que a perceção de bem-estar emocional e de saúde e segurança afeta a satisfação global.
(Português)

Tourism grows in the world, in Portugal and in our cities. Studying its impact from both a social and environmental point of view is pertinent and current.
This paper is a case study on the impacts of tourism on the quality of life of Lisbon residents and an analysis of the relationship between the place marketing of the city and its impact on the residents satisfaction. The link between quality of life concepts and place marketing can be verified through two points of view: market competitiveness; and the inhabitants' perception of the place image. Working to manage the image of a country or city as a brand influences the choice of tourists in relation to their destination, also shaping their behavior and their tourist experience. In this study we adapted a model that allows us to study the impact of tourism on the quality of life and consequently on the overall satisfaction of the residents of a place. The work was carried out in Lisbon in the four parishes that reveal to have more impacts caused by tourism, that are Santa Maria Maior, Misericórdia, Santo António and São Vicente. The results indicate that the perception of the economic and environmental impacts of tourism affects the perception of material well-being and health and safety respectively, and that the perception of emocional well-being and health and safety affects the overall satisfaction.
(Inglês)

Palavras-chave

iseg, iseg1, iseg2019, iseg2020 (Português)

iseg, iseg1, iseg2019, iseg2020 (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM - Disserta??o - Ricardo.pdf (1,2MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 06-12-2019 14:00
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