Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: PATRÍCIA LOURO PARALTA (49447)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A INOVAÇÃO DE SERVIÇO NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 05/11/2019 às 21:18 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A inovação constitui uma fonte de vantagem competitiva para as empresas. Para o Setor Público a inovação surge como um elemento central na eficiência e eficácia dos serviços, contando com a tecnologia e pessoas para a sua implementação. No entanto, valores como a rigidez, burocracia e aversão ao risco, característicos do Setor Público, contrastam com os valores da inovação como a flexibilidade, agilidade e propensão ao risco. Em Portugal destacam-se medidas para inovar no Setor Público como o Simplex e o Programa Aproximar que pretenderam, respetivamente, superar os constrangimentos organizacionais e aproximar os serviços aos cidadãos. Recentemente, o Governo português apostou no Laboratório de Experimentação da Administração Pública (LabX) e na criação de um espaço para a experimentação de novas soluções, focando a sua metodologia no cidadão, trabalhando em conjunto com o Setor Público, Privado e academia. O LabX não surge apenas como uma unidade que desenvolve projetos, como se propõe igualmente a transformar a cultura do Setor Público, incentivando práticas mais colaborativas e centradas nos utilizadores.
O presente trabalho destina-se à análise do LabX e de três projetos realizados. A metodologia de análise contou com uma observação participante realizada no laboratório. Os três pontos principais pretendem focar: a importância do laboratório para o Setor Público português e de que forma desenvolve os seus projetos; como consegue estabelecer parcerias no Setor Público e Privado; e de que forma utiliza as opiniões dos cidadãos para desenvolver e melhorar os serviços públicos.
(Português)

Innovation is a source of competitive advantage for companies.  Within the Public Sector, innovation emerges as a central element in the efficiency and effectiveness of services, relying on technology and people for implementation. Values like rigidity, burocracy and risk aversion that are characteristic of the Public Sector contrast with the values of innovation regarding flexibility, agility and risk propensity. Measures such as the Simplex and Programa Aproximar, that wanted to break silos and bring services closer to citizens are highlighted in the case of Portugal. Recently the Portuguese government invested in the Experimentation Laboratory for Public Administration (LabX) and in the creation of a space for experimentation of new solutions, with a methodology focused on citizens, working with the Public Sector, Private Sector and academia.
The present work intends to analyse LabX and three of the projects carried out. The methodology of analysis included a participant observation in LabX. LabX not only emerges as a project developer unit, it also aims to transform the culture of a sector, by encouraging collaborative practices centered in users. The three main points focus on: the importance of the laboratory for the Portuguese Public Sector and how it develops its projects; how can it establish partnerships with both the Private and Public Sector; and how it uses the citizens? opinions to develop and build new public services.
(Inglês)

Palavras-chave

Inovação, Inovação nos Serviços, Inovação no Setor Público, Laboratório de Experimentação da Administração Publica (LabX) (Português)

Innovation, Service innovation, Public Sector Innovation, Experimentation Laboratory for Public Administration (LabX) (Inglês)

Resumo Alargado

resumo alargado.pdf (276KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 02-12-2019 14:00
Voltar