Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: CESAR AUGUSTUS DE PENTEADO FAVA (50126)
Mestrado: Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: PROMOVENDO O USO DAS PATENTES PELA COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS PRINCIPAIS INSTITUTOS DE PI
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 09/10/2019 às 17:33 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Promover e incentivar o uso das patentes é um desafio comum a qualquer instituto de PI e, para isso, a estratégia de comunicação dessas organizações revela-se fundamental. No entanto, a despeito de tal importância, a literatura existente sobre o assunto é ainda escassa. O presente estudo é focado nas ações comunicacionais dos IP5, grupo dos cinco maiores ?patent offices? no mundo, normalmente utilizados como referências para captação de boas práticas. Inicialmente, a partir de análise de conteúdo aplicada às notícias publicadas em seus websites, foram identificados e categorizados oito principais assuntos difundidos pelos IP5 com foco em patentes. De seguida, a análise descritiva desses websites mapeou as ferramentas e meios disponibilizados por esses institutos para facilitar e divulgar as patentes. Por fim, após o questionário submetido aos IP5, identificou-se uma estratégia de comunicação segmentada, adaptada às necessidades de cada público, utilizando-se de canais e conteúdos específicos para superar as dificuldades rumo à promoção mais eficaz das patentes, entre algumas importantes conclusões obtidas com este trabalho. (Português)

Promoting and encouraging the use of patents is a common challenge for any IP institute, and for this, the communication strategy of these organizations is crucial. However, despite the importance of such strategy, the existing literature on the subject is still scarce. The present research focuses on the communicative actions of the so called IP5, the five largest patent offices in the world, commonly used as references of good practices. Initially, based on content analysis applied to the news published on their websites, eight main patent-focused IP5 issues were identified and categorized. Afterwards, the descriptive analysis of these websites mapped the tools and channels provided by these institutes to facilitate and publicize patents. Finally, after a questionnaire sent to the IP5 offices, a segmented communication strategy was identified. Such segmented strategy is adapted to the needs of each audience, using specific channels and content to overcome the difficulties towards a more effective patent promotion, among some important conclusions obtained from this work. (Inglês)

Palavras-chave

Patentes, Propriedade Intelectual, Comunicação, Institutos de PI, Propriedade Industrial, Promoção (Português)

Patents, Intellectual Property, Communication, PI Offices, Industrial Property, Promotion (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo alargado.pdf (334KB)

Trabalho Final de Mestrado

Disserta??o_Cesar Fava_Final_14_10.pdf (3,3MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 11-10-2019 14:30
Voltar