Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: RÚBEN MANUEL SILVA MATOS SOBRAL DA COSTA (52656)
Mestrado: Gestão MBA
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: SME internationalization: the case of JIX
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 22/10/2019 às 21:29 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O principal objetivo desta tese é obter uma definição estratégica e um plano de internacionalização, que guiarão uma Pequena e Média Empresa (PME) portuguesa no seu processo de internacionalização. Desta forma, será possível definir uma estratégia e metodologia de internacionalização tendo em conta os objetivos de expansão internacional e os principais objetivos comerciais da empresa, nomeadamente: i) alcançar receitas de 5 milhões de euros por ano, dentro de 4 anos; ii) com 100% das vendas no mercado externo e iii) abrangendo 50% do mercado mundial.
Num mundo cada vez mais globalizado, as PMEs precisam dos mercados internacionais para aumentar seu desempenho económico-financeiro, aumentar o seu nível de competitividade e assegurarem a sua sobrevivência. A União Europeia passa por uma das maiores crises das últimas décadas e Portugal é um dos países mais afetados, apresentando baixas taxas de sobrevivência das empresas nacionais e com elevada saturação do mercado interno. De forma a assegurarem a sua sobrevivência, as empresas nacionais precisam de investir em novos mercados onde surgem novas oportunidades de negócios, permitindo que invistam no seu crescimento e que sejam criadas condições de sustentabilidade a longo prazo. As empresas portuguesas precisam de defender uma posição no mercado internacional, especialmente no contexto actual da União Europeia.
A pesquisa teórica realizada para esta tese explora conceitos, modos e processos relacionados com internacionalização e gestão estratégica de PMEs, e aplica essa base teórica a um plano de internacionalização para um caso específico de uma PME portuguesa.

(Português)

The main objective of this thesis is to obtain a strategic definition and an internationalization plan that will guide a Portuguese Small and Medium Enterprise (SME) in its internationalization process. Therefore, it will be possible to follow its international expansion objectives and enterprise main objectives, namely: i) to achieve revenues of 5 million euros per year, within four years; ii) with 100% of sales from the foreign market and iii) covering 50% of the worldwide market.
In an increasingly globalized world, SMEs need to rely on foreign markets to increase their economic and financial performance, their level of competitiveness and this way their survival. The European Union is going through one of the biggest crises of recent decades and Portugal is one of the most affected countries, presenting a low survival rate for domestic companies and high saturation of the internal market. To survive, domestic companies need to invest in new markets where new business opportunities emerge, allowing them to invest in their growth and create long-term sustainability conditions. Portuguese companies need to defend a position in the international market, especially in the context of the European Union.
The theoretical research conducted for this thesis explores concepts, modes and processes related to SMEs internationalization and strategic management, and applies that theoretical base to an internationalization plan for a case of a Portuguese SME.

(Inglês)

Palavras-chave

PME, Estratégia de Internacionalização, Plano de Internacionalização, Mercados, Modos de Entrada. (Português)

SME; Internationalization Strategy; Internationalization Plan, Markets, Entry Modes. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 27-11-2019 15:00
Voltar