Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: JOÃO MIGUEL MOTEIRO BRAZ (49662)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: O Porta Voz na Comunicação de Crise
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 28/11/2019 às 20:28 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O objetivo desta dissertação é investigar o papel do porta-voz na comunicação de crise. Pretende-se compreender como são comunicadas as estratégias de comunicação de crise, analisar as tarefas do porta-voz e perceber as perceções dos públicos da organização sobre o porta-voz e a crise. Partindo de uma abordagem qualitativa, recorre-se ao estudo de caso, com entrevistas, focus group e análise de conteúdo de discursos e conferências de imprensa. É estudado o caso da comunicação do Papa Francisco, enquanto porta-voz do Igreja, sobre os abusos sexuais de menores por sacerdotes.
Esta investigação permitiu concluir que a comunicação de crise do Papa Francisco, enquanto porta-voz, teve um desempenho positivo. A estratégia mais recorrente durante o seu discurso foi reiterar que a Igreja teve uma reação adequada à crise. Quanto às tarefas do porta-voz, Francisco soube responder efetivamente às questões colocadas, mesmo às mais incómodas, utilizando uma linguagem clara e apropriada. A perceção dos públicos estudados sobre a responsabilidade atribuída à Igreja é, no geral, baixa. A apreciação da comunicação do porta-voz é superior à avaliação da capacidade de resposta da Igreja.
(Português)

The purpose of this dissertation is to investigate the role that a spokesperson plays in crisis communication. The aim is to understand how crisis communication strategies are communicated, to analyze the spokesperson tasks and to get to know the public?s perceptions about a spokesperson and about crisis situations. Using a qualitative approach, a case study is done, using interviews, focus group and content analysis of speeches and press conferences. As Catholic Church spokesperson, Pope Francis communication about minors? sexual abuse by priests is studied.
This investigation allowed us to conclude that Pope Francis positive crisis communication performance, as spokesperson himself. The most recurrent strategy during his discourse was the reminder that the Church had a correct reaction to the crisis. Regarding the tasks of the spokesperson, Francis knew to answer questions effectively, even the tricky ones, using a clear and appropriated language. The perception of the publics involved in this investigation, relating to attributed responsibility to Church, is overall low. The evaluation of spokesperson communication is higher than the evaluation of Church?s responsiveness.
(Inglês)

Palavras-chave

Crise, comunicação de crise, porta-voz (Português)

Crisis, crisis communication, spokesperson (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

O PORTA VOZ NA COMUNICA??O DE CRISE.pdf (632KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 20-12-2019 16:45
Voltar