Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: ALBERTINA LAMBERTUCCI (52644)
Mestrado: Gestão MBA
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Os Fracassos das Startups e a Inadequação de Seus Modelos de Negócio
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 06/11/2019 às 13:51 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Esta dissertação avalia como uma start-up cria, configura e capta valor através de seu modelo de negócio. Identificar a relação entre esses aspetos do valor e o fracasso das start-ups é muito relevante devido à elevada taxa de mortalidade dessas empresas.
Para estudar esta relação, utilizamos o estudo de caso em profundidade. Analisamos uma start-up tecnológica localizada em Lisboa, que desenvolveu dois modelos de negócios que deram origem a duas empresas e produtos diferentes, a empresa Alfa com o produto e-Alfa de streaming e notícias de música e a empresa Beta com o produto Beta de música ambiente para espaços públicos. Este estudo de caso permitiu identificar que o modelo da empresa Alfa tinha fragilidades em relação ao planeamento, ao seu modelo de receita, à sua dependência de um único fornecedor (editoras de música) e parcerias exclusivas (Microsoft). Estas foram as principais fontes de fracasso da empresa Alfa e permanecem um risco para a atual empresa Beta. Beta continua a depender de dois fornecedores (Passmúsica e Sociedade Portuguesa de autores).
Os resultados deste estudo podem contribuir para aumentar as taxas de sucesso das start-ups, ao confirmar a necessidade de um bom planeamento e de uma revisão constante dos componentes do modelo de negócio.
(Português)

This dissertation analyses how a start-up creates, configures and captures value through its business model. Identifying the relationship between these factors of value and failure is very relevant due to start-ups high mortality rates.
To study this relationship, we use an in-depth case study. We evaluate a technological start-up located in Lisbon, which developed two business models that gave rise to two different companies and products: the Alfa company with the e-Alfa streaming and music news product and the Beta company with Beta Music for Public Spaces. Alpha's business model failed due to weaknesses in its planning and revenue model, reliance on unique sources of supply (music publishers) and on an exclusive partnership (Microsoft). These issues remain risk factors for the current Beta company. Beta continues to rely on only two sources of supply (Passmúsica and Sociedade Portuguesa de Autor).
The results of this study may contribute to increase start-ups success rates by confirming the need of a good planning and constant review of business model components.
(Inglês)

Palavras-chave

Modelo de Negócio, Criação de Valor, Fracasso, Startup (Português)

Business Model, Value Creation, Failure, Startup (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

Albertina Lambertucci 04_01_20 Versao Final Aquila.pdf (849KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 17-12-2019 14:30
Voltar