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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: ANA RITA DA SILVA ALMEIDA (45212)
Mestrado: Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: As medidas de desempenho Non-GAAP mais valorizadas pelos investidores europeus
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 22/11/2019 às 17:13 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O principal objetivo deste estudo passa por determinar quais as medidas de desempenho non-GAAP mais valorizadas pelos investidores europeus. Para tal, foram analisadas 2005 empresas cotadas europeias durante um período de 11 anos (2008 a 2018). Foram desenvolvidos dois modelos baseados na metodologia de Barton et al. (2010), adaptada por Aliabadi et al. (2013) e aplicada para as medidas non-GAAP por forma a identificar qual a mais relevante, sendo que um dos modelos mede a relação entre o Return e as várias medidas non-GAAP (ótica de curto-prazo) e o outro a relação entre as mesmas e o rácio Tobin?s q (ótica de longo-prazo). Em ambos os casos o R^2 Ajustado é utilizado como proxy do valor relevante, tendo sido também realizada uma análise adicional com base nos Coeficientes de Regressão das variáveis de interesse. Os resultados obtidos, através da análise dos R^2 Ajustados e dos Coeficientes de Regressão, sugerem que o valor relevante das várias medidas de desempenho non-GAAP varia entre as óticas de curto-prazo e longo-prazo, dado que o Free Cash Flow (FCF) é, em geral, a mais valorizada pelos investidores no curto-prazo, enquanto no longo-prazo são as Earnings Before Interests and Taxes (EBIT), para ambas as análises. Contudo, em nenhuma dessas análises foi possível identificar uma medida que fosse valorizada unanimemente em todos os países ou indústrias estudadas, verificando-se que após a eclosão da recessão económica na Europa, a perceção dos investidores face à medida non-GAAP com maior valor relevante sofreu alterações em ambas as óticas. (Português)

This study aims to examine which are the non-GAAP performance measures most valued by European investors. For that, 2005 European listed companies were analysed over a 11-year period (2008 to 2018). Two empirical models were developed based on the methodology of Barton et al. (2010), modified by Aliabadi et al. (2013) and applied to non-GAAP measures to identify which one was the most relevant. While the short-term model measures the relationship between Return and the non-GAAP performance measures, in the long-term was established the relationship between the alternative performance measures and Tobin?s q ratio. In both cases the Adjusted R^2 is used as a proxy of the value relevance and due to some constraints was provided an additional analysis based on the Regression Coefficients of the independent variables. The results obtained through the analysis of Adjusted R^2 and at the level of the Regression Coefficients suggest that the value relevance of the non-GAAP performance measures changes between short-term and long-term, since Free Cash Flow (FCF) is, in general, the most valued measure by the investors in the short-term, while in the long-term is considered the Earnings Before Interests and Taxes (EBIT) for both analysis. However, in none of these analysis were possible to identify a measure that was valued in a consensual way in all the countries or industries studied and after the beginning of the economic recession in Europe the investors? perception about the value relevance of the non-GAAP performance measures was changed in both models. (Inglês)

Palavras-chave

Crise, curto-prazo, empresas cotadas europeias, longo-prazo, medidas de desempenho non-GAAP, valor relevante (Português)

Crisis, European listed companies, long-term, non-GAAP performance measures, short-term, value relevance (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_AnaRitaAlmeida_45212.pdf (858KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 11-12-2019 16:30
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