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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: RAQUEL MAFRA ROCHA (51476)
Mestrado: Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Fuel Hedging e o Impacto Cambial: Uma Análise sobre os Custos Operacionais das Companhias Áreas IAG e Finnair
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 07/12/2019 às 18:37 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A indústria aérea tem se deparado com a crescente volatilidade que tem existido no mercado do petróleo, uma vez que afeta os seus custos, tendo o combustível um peso de cerca de 30% dos custos operacionais da indústria. Esta situação leva ao uso de várias estratégias de gestão do risco do combustível por parte das companhias aéreas, com o objetivo de redução dos custos do combustível e eliminação da volatilidade dos preços de mercado.
Face a situação atual nos mercados, este trabalho visa analisar os custos operacionais de duas companhias aéreas, a IAG e a Finnair. Tem o objetivo de estudar a evolução das receitas e dos custos que as organizações incorreram com as atuais estratégias de hedging do combustível e da taxa de câmbio para assim poder comparar os resultados obtidos pelas diferentes estratégias utilizadas e identificar qual das duas foi a mais eficiente.
Iniciamos o estudo através de uma análise da estatística descritiva dos custos e receitas operacionais de cada empresa, recorrendo a medidas standard da aviação. Posteriormente, recorremos a regressões lineares para estudar o impacto do preço do petróleo e como o câmbio interfere no custo unitário do combustível, utilizando variáveis de controlo nas regressões.
(Português)

The Aviation industry as struggled against the increased volatility that exists in the oil market, affecting its costs, with the fuel weighing 30% in the industries operational costs. This situation leads to the adoption of several risk management strategies for fuel by aviation companies with the goal of fuel cost reduction and thus mitigating the volatility in market prices.
In light of current market situation, this work aims to study the operational costs of two airlines, IAG and Finnair, the goal is to check the evolution of their costs an revenues  against their  hedging strategies for both fuel and currency exchange and thus comparing  results achieved by both airlines and find the most efficient one.
The study began with a statistical analysis of operational costs and revenue for both entities using standard aviation metrics and later integrating linear regressions to study the impact of oil (price) and currency exchange rate in the cost of fuel, control variables were also used.
(Inglês)

Palavras-chave

Hedging, custos operacionais, câmbio, medidas standard da aviação, IAG, Finnair, aviação (Português)

Hedging, operational costs, currency exchange rate, standard metrics, IAG, Finnair, airlines (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo alargado.pdf (32KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 29-04-2020 15:00
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