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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: INÊS MARGARIDA PEREIRA VAZ (45251)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: O consumidor orientado para o slow-fashion: relação entre perfil, orientação e intenção de compra
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 16/11/2019 às 18:17 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Em resultado dos desafios ambientais e sociais que o planeta enfrenta atualmente e que comprometem a sua sustentabilidade, um número crescente de consumidores preocupa-se com estas questões, apoiando movimentos que garantem a satisfação das necessidades presentes sem comprometer as futuras e pressionando as empresas no mesmo sentido. Um desses movimentos sustentáveis é o slow-fashion, que em contraste com o fast-fashion, batalha contra os impactos negativos de uma das indústrias mais poluentes e menos éticas, a da moda. Neste sentido, tendo em conta a clara expansão deste movimento e o conhecimento restrito sobre o tema, o objetivo geral da presente dissertação passa por identificar a dimensão e o perfil sociodemográfico e psicográfico do grupo de consumidores portugueses de artigos de moda altamente orientados para o slow-fashion, tal como por determinar a sua intenção de compra.

Os resultados indicam que o grupo de inquiridos altamente orientados para o slow-fashion detém uma dimensão significativa na amostra. Em relação ao perfil, são as mulheres com mais de 54 anos que possuem uma orientação mais elevada, não se verificando diferenças quanto a habilitações literárias e rendimento. Para além disso, os valores ambientais, valores altruístas, crenças negativas sobre sweatshop e crenças negativas sobre questões ambientais na indústria da moda, mostram-se relevantes na explicação desta orientação, ao contrário dos valores egoístas. Por fim, quanto maior a orientação para o slow-fashion, maior a intenção em comprar estes produtos.
(Português)

As a result of the environmental and social challenges faced by the planet nowadays which undermine its sustainability, a growing number of consumers is concerned about these issues, supporting movements that ensure the satisfaction of present needs without compromising future ones and putting pressure on companies to do it as well. One of these sustainable movements is slow-fashion, that, in contrast to fast-fashion, battles against the negative impacts of one of the most polluting and unethical industries, the fashion industry. Thus, considering the clear expansion of this movement and the limited knowledge on it, the goal of this dissertation is to identify the dimension and the sociodemographic and psychographic profile of the Portuguese consumers group that has a high slow-fashion orientation and determine their purchase intention.

The results show that the respondents? group that has a high slow-fashion orientation owns a significant size in the sample. Regarding their profile, women over 54 are the ones who have a higher orientation to slow-fashion, with no differences in terms of academic qualifications and income. In addition, the environmental values, altruistic values, negative beliefs about sweatshop and negative beliefs about environmental issues in the fashion industry are relevant in explaining this orientation, as opposed to egoistic values. Finally, the higher the consumer orientation, the greater the purchase intention.
(Inglês)

Palavras-chave

Fast-Fashion, Sustentabilidade, Slow-Fashion, Características Sociodemográficas, Características Psicográficas, Orientação, Intenção de Compra. (Português)

Fast-Fashion, Sustainability, Slow-Fashion, Sociodemographic Characteristics, Psychographic Characteristics, Orientation, Purchase Intent. (Inglês)

Resumo Alargado

RESUMO TFM - INES MARGARIDA PEREIRA VAZ.pdf (66KB)

Trabalho Final de Mestrado

TFM - INES MARGARIDA PEREIRA VAZ.pdf (771KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 09-12-2019 19:35
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