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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: BRUNA MENEZES DE SOUZA (51288)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A perceção dos consumidores sobre a estratégia customer centric adotada pela Nike
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 16/11/2019 às 18:30 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Com as constantes alterações de mercado e protagonismo dos consumidores, torna-se necessário às empresas redefinir os seus modelos de negócio, colocando-os no centro das suas decisões. Esta estratégia denomina-se customer centric e assenta em três dimensões: experiência, propagação da estratégia e gestão da informação.
Neste contexto, esta dissertação visa estudar a perceção dos consumidores em relação à adoção desta estratégia pela empresa de artigos desportivos Nike. Para tal, torna-se necessário investigar indícios de que a organização segue atualmente esta estratégia, para, de seguida, analisar a perceção geral dos consumidores sobre o customer centric e se o mesmo é aplicado pela organização.
Para tal recorreu-se à metodologia qualitativa para identificar essas perceções. Foram realizadas uma entrevista semiestruturada a um colaborador Nike e a um focus group com oito consumidores de artigos desportivos. Para analisar os dados foi realizada análise de conteúdo assistida por computador através o software MaxQDA.
Da análise ficou percetível a adoção do customer centric nas decisões da organização. Na perspetiva dos consumidores, empresas que aplicam esta estratégia conseguem obter um maior envolvimento com os mesmos e um aumento do volume de vendas. Contudo, os participantes deste estudo não chegaram a um consenso em relação ao facto de a Nike ser uma empresa customer centric, dado existirem incongruências na forma de comunicar e atuar da empresa que não permitem referir com certeza a adoção desta estratégia.
(Português)

In a scenario of constant market changes and consumers protagonism, there is a need for companies to redefine their business models and to place them at the center of their decision-making. This strategy is called customer centric and it lies on three dimensions: total experience, customer obsession and insights engine.
In this sense, the present dissertation aims to study the consumer´s perception regarding the adoption of this strategy by the sporting goods company Nike. Therefore, it is necessary to investigate evidence that the organization is currently adopting this strategy, followed by an analysis of the general perception of consumers about the customer centric concept and, ultimately, understand if the strategy is duly applied by the organization.
Aiming to identify these perceptions, semi-structured interview was applied to a Nike collaborator and a focus group with eight consumers of sporting goods. Considering the goal of understanding their distinct points of view, a qualitative computer-assisted analysis was performed using the MaxQDA software.
As a consequence of the analysis, the adoption of the customer centric in the decisions of the organization became apparent. From a consumer perspective, companies that apply this strategy have a greater ability to engage with their customers and increase their sales volume. However, the participants in this study did not reach an agreement on the statement that Nike is a customer centric company, as there are inconsistencies in the company's approach for its communications and actions that prevent from suggesting with certainty this strategy´s adoption.
(Inglês)

Palavras-chave

Customer centric, experiência, propagação da estratégia, gestão da informação, perceção dos consumidores, vantagem competitiva (Português)

Customer centric, total experience, customer obsession, insights engine, consumer perception, competitive advantage (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_Bruna Menezes de Souza.pdf (1MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 09-12-2019 19:00
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