Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: SANDRA CRISTINA VIEIRA DA CUNHA (49582)
Mestrado: Gestão de Sistemas de Informação
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: Uso de Metodologias Agile no teste de uma Aplicação de Network Provisioning.
Sub Título:
Comentário: As metodologias ágeis estão atualmente a ser utilizadas no desenvolvimento de software, como forma de prevenção e otimização de recursos como o tempo. Para cada sprint é definido exatamente o requisito que é trabalhado e as tarefas desenvolvidas sobre o mesmo, por forma a todos os membros saberem exatamente o que fazer durante todo o sprint.
Neste projeto, em que é utilizada a metodologia Agile no Desenvolvimento de uma aplicação de Network Provisioning, os casos de teste e respetivas linhas de execução dos mesmos são então desenhados enquanto a aplicação está a ser desenvolvida. Assim que, do ponto de vista dos developers, já esteja finalizada, a equipa de Quality Assurance inicie os testes de aceitação do software (SAT).
O objetivo deste projeto passa por desenhar, executar testes e relatar erros de implementação por forma a serem corrigidos de imediato, antes dos User Acceptance Test (UAT). Quando cada requisito de sistema está totalmente testado e validado, são desenhados os test-cases e respetivos test-steps para serem efetuados os UAT integrados com o cliente e assim finalizar a aceitação por parte do utilizador, fechando cada requisito de cliente como testado e validado
Instituição: -
Homologação: Dia 19/12/2020 às 10:42 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

As metodologias ágeis são cada vez mais utilizadas na indústria de desenvolvimento de software, especialmente pela sua facilidade na incorporação de alterações a requisitos de cliente ao longo de um projeto.
Este tema surge associado ao mestrado em gestão de sistemas de informação, enquadrando-se o projeto desenvolvido como uma aplicação prática de conceitos estudados.
Adicionalmente, fase de testes de sistema e de integração foi que mais experienciei durante os projetos de desenvolvimento de software.
Assim, o objetivo deste projeto passou por evidenciar os testes efetuados ao software, ao passo que é utilizada a metodologia ágil SCRUM em todo o ciclo de vida do projeto empresarial.
Ao longo do trabalho apresentado, são abordadas as técnicas no que concerne ao teste de uma aplicação de tickets de aprovisionamento de rede. Os testes são uma parte importante do projeto, uma vez que têm um grande impacto na qualidade do software entregue ao cliente. Consequentemente, é exposto como se desenlaça esta fase do projeto.
O ponto chave de aprendizagem foi a comunicação ser um ponto fulcral, quer entre o cliente e a equipa, quer entre os membros da equipa para o projeto ser concluído com sucesso. O feedback do cliente no momento dos testes é de extrema relevância. Além disso, o facto de fazer os testes de sistema ao longo do projeto, em vez de apenas quando os desenvolvimentos estão terminados para todos os requisitos, permitiu que os tempos de entrega fossem mais curtos.
(Português)

Agile methodologies are more commonly used on software development, especially for its easiness on incorporating changes requirements during a project.
The agile methodologies subject is part of the master?s degree in management of information systems program, framing the project developed as a practical application of studied concepts.
In addition, software development projects have an associated life cycle, and the system and integration testing phases were what I experienced most during the projects I developed at the business level.
Thus, the objective of this project was to highlight the tests carried out on the software, while the SCRUM agile methodology is used throughout the life cycle of the project.
Throughout the work presented as practical, its techniques are addressed about testing an application of network provisioning tickets. Tests are an important part of the project, as they have a major impact on the quality of the software delivered to the customer. Consequently, it is exposed how the test phase goes. The test cases presented were developed and executed according to the processes presented and following the assumptions of the agile SCRUM methodology.
The key learning point was communication being a focal point, either between the client and the team, or between team members for the project to be successfully completed. Customer feedback at the time of testing is extremely important. In addition, the fact that system tests are carried out throughout the project, instead of only when developments are complete for all requirements, allowed delivery times to be shorter.
(Inglês)

Palavras-chave

Metodologias Ágeis, SCRUM, Testes de Software, Desenvolvimento de software (Português)

Agile methodologies, SCRUM, Software tests, Software development, Agile testing (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 14-01-2021 11:00