Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: MARGARIDA GONÇALVES NUNES (46882)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Economia Circular e Cadeias de Abastecimento: Estudo de Caso
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 09/12/2020 às 10:58 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O crescimento populacional e o aumento das exigências dos clientes por produtos novos e de qualidade, influenciam a estabilidade económica e ambiental. Deste modo as empresas e economias procuram novos modelos para suportar estas exigências, tendo levado ao desenvolvimento do conceito da Economia Circular - um modelo que ganhou relevância nos últimos anos - devido aos benefícios ambientais e económicos que proporciona às empresas, economias e clientes. A transição para modelos circulares exige uma visão abrangente de todo o ciclo de produção, sendo a gestão das cadeias de abastecimento essencial para obter sucesso na implementação de modelos circulares.
Esta dissertação pretende estudar como os princípios de Economia Circular podem ser aplicados numa cadeia de abastecimento, e para isso recorreu-se à análise da cadeia de abastecimento da Empresa de Cervejas da Madeira. A escolha prende-se com o facto dos bens de consumo rápido, como os bens alimentares, têxteis e embalagens, serem particularmente interessantes para análise da circularidade.
A revisão de literatura permitiu a identificação de alguns propósitos essenciais para aplicação da Economia Circular na gestão de uma cadeia de abastecimento, que serviram como base para analisar a cadeia de abastecimento da empresa. Esta análise permitiu identificar alguns obstáculos, como a localização geográfica, e a mentalidade do consumidor final. Deste modo foram propostas algumas melhorias direcionadas à gestão da cadeia de abastecimento do caso de estudo.
(Português)

The population growth and the increase in demands of customers for new and quality products influence the economic and environmental stability. Thus, companies and economies try to find new models to support these demands, leading to the development of Circular Economy concept - a model that gained relevance in last years - due to the environmental and economic benefits it provides to the companies, economies, and consumers. The transition to circular models requires a comprehensive view of the entire production cycle, and supply chain management is essential to achieve success in implementing circular models.
This project aims to study how the principles of Circular Economy can be applied in a supply chain, and for that purpose the analysis of supply chain of Empresa de Cervejas da Madeira was used. The choice is related to the fact that fast consumer goods, such as food, textile, and packaging, are particularly interesting for circularity analysis.
The literature review allowed the identification of some essential purposes for the application of Circular Economy in the management of a supply chain, which served as a base for analyzing the company?s supply chain. This analysis allowed the identification of some obstacles, such as geographical location, and the final consumer?s mentality. In this way, some improvements were directly proposed to the supply chain management.
(Inglês)

Palavras-chave

Economia Circular, Cadeias de Abastecimento, Cadeias de Abastecimento Circular, Bens de Consumo rápido (Português)

Circular Economy; Supply Chains; Circular Supply Chains; Fast consumer goods; (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_FINAL - MARGARIDA NUNES.pdf (952KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 07-01-2021 11:00