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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: LUÍS FILIPE RIBEIRO MARTINS (47100)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: INFLUÊNCIA DAS PLATAFORMAS ONLINE NOS CONSUMIDORES DO SETOR DA RESTAURAÇÃO PARA A ESCOLHA DE UM RESTAURANTE
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 12/12/2020 às 09:42 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Os social media apresentam uma tendência crescente e estão cada vez mais presentes no quotidiano. Através dos social media, são publicados e divulgados conteúdos gerados por utilizadores (UGC). Esses conteúdos exercem uma elevada influência no comportamento de compra do consumidor, nomeadamente no setor dos serviços, uma vez que a sua natureza experiencial e qualidade não podem ser determinadas antes do seu consumo. Sendo a restauração uma atividade económica do setor dos serviços, os gestores e profissionais tem de adaptar as suas estratégias de comunicação de modo a poderem beneficiar do UGC. O presente estudo tem como objetivo introduzir o UGC no contexto da restauração e analisar a sua influência na escolha de um restaurante.
Os resultados do presente estudo evidenciam que o UGC tem um efeito positivo na perceção de credibilidade, utilidade e adequação ao risco, bem como que a utilidade percebida prediz a atitude do consumidor perante o UGC. Esta atitude irá instigar um efeito positivo na intenção de seleção de um restaurante. Os resultados foram obtidos através da análise estatística, em SPSS, dos questionários disponibilizados através da plataforma online Qualtrics. Para concluir, o UGC apresenta uma tendência crescente no contexto da restauração e como tal os gestores e profissionais de marketing precisam de compreender a influência do UGC, por forma a promover nos consumidores uma atitude mais positiva que, por sua vez, instigará o aumento da intenção de seleção do restaurante por parte dos consumidores.  
(Português)

Online social media is a growing trend and is increasingly present in everyday life. Through online social media, user-generated content (UGC) is posted and communicated. This type of content has a high influence on the consumer's buying behaviour, particularly in services due to its intangible nature which implies that quality cannot be determined before consumption. As restaurants are an economic activity in the services sector, managers and marketing professionals must adapt their communication strategies to benefit from the user-generated content. This study aims to study the role and influence of user-generated content in choosing a restaurant.
Results from this study show that user-generated content has a positive effect on the perception of credibility, usefulness and suitability to risk. Results also show that the perceived usefulness predicts the consumer's attitude towards the UGC. Ultimately this attitude will prompt a positive effect on the selection of a restaurant. Results were obtained by statistically analysing with SPSS the answers to the questionnaires carried out on via the Qualtrics online platform. To conclude, user-generated content is an increasing trend in the context of the selection of a restaurant and as such managers and marketeers need to understand the role of UGC, in order to maximize its impact on social media. This will help to promote a more positive attitude on consumers, which, in turn, will encourage them to increase their selection of a restaurant.
(Inglês)

Palavras-chave

Conteúdo gerado por consumidor, electronic word-of-mouth, Plataformas online, Restauração. (Português)

Online platforms, electronic word-of-mouth, Restaurants, User-generated content (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

Luis_Martins_TFM_2020-12-16.pdf (1,2MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 14-12-2020 17:00
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