Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: DIANA FILIPA GASPAR MARQUES (51235)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Sistemas de reembolso de depósito para garrafas de bebidas e latas: um instrumento de mercado circular? O caso português.
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 09/12/2020 às 10:55 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Em 2019, a Secretaria Geral do Ambiente, Operadora do Programa ?Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono? em Portugal, lançou o concurso ?Sistema de reembolso de depósito para garrafas de bebidas e latas?, financiando projetos nestas áreas. O objetivo deste trabalho é discutir se os Sistemas de Depósito e Reembolso (SDR) são os instrumentos mais custo-eficientes para fazer a transição de um sistema económico linear, para um sistema circular. Para alcançar este objetivo, esclareceram-se os conceitos de Economia Circular (EC) e de SDR para, depois, os aplicar na análise da circularidade dos projetos. Para o esclarecimento conceptual, fez-se uma revisão da literatura com dois objetivos: enquadrar historicamente o conceito de EC e definir os SDR enquanto instrumentos económicos de mercado simultaneamente custo-eficientes e respeitadores dos princípios da circularidade. Concluiu-se que a literatura aconselha a definição de EC proposta pela fundação Ellen MacArthur e que os SDR são instrumentos custo-eficientes para fechar o ciclo dos fluxos de materiais.  Fez-se a análise qualitativa dos projetos de SDR propostos a concurso para avaliar o seu grau de circularidade. Concluiu-se que: aquilo que hoje se designa EC terá as suas raízes nos modelos de fluxos de materiais; que o conceito de EC ainda não está estabilizado; que os SDR são instrumentos de política ambiental mais custo-eficientes para fechar o ciclo de materiais; que, no curto prazo, os indicadores definidos no âmbito do concurso não serão todos cumpridos; e, por último, que nem todos os projetos vão ao encontro dos princípios da Economia Circular. (Português)


(Inglês)

Palavras-chave

Economia Circular; Gestão de resíduos; Sistemas de Depósito e Reembolso; Vasilhame de plástico, de metal e de vidro. (Português)

Circular Economy; Waste Management; Refund and Deposit Systems; Plastic, metal and glass containers. (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo Alargada_TFM_Diana Marques.pdf (103KB)

Trabalho Final de Mestrado

TFM_DianaMarques_GEI.pdf (885KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 07-01-2021 12:00
Voltar