Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: GABRIEL DOMINGOS MADUREIRA (44033)
Mestrado: Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial
Tipo: Estágio
Título do Trabalho Final de Mestrado: Estudo da relação temporal e espacial entre valores de transacção e avaliação das habitações
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: INE - Instituto Nacional de Estatística
Homologação: Dia 22/11/2020 às 08:58 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O presente trabalho pretende estudar a relação entre os valores de transação e avaliação bancária de alojamentos familiares em Portugal com o intuito de perceber a relação comportamental entre ambos os valores, como também estudar o impacto exercido sobre os preços de transação.
Desde a crise económica e financeira internacional, o estudo do mercado da habitação tem estado em foco, especialmente no que toca a perceber as assimetrias territoriais na dinâmica dos preços. A habitação é uma necessidade fundamental para os cidadãos e o seu acesso constitui um dos objetivos de política social, daí ser tão importante perceber o seu comportamento tanto a nível nacional como regional.
Para robustecer a oferta de informação para a caracterização do mercado imobiliário e, em particular, do mercado da habitação, o Instituto Nacional de Estatística destaca duas operações estatísticas: Inquérito à Avaliação Bancária e os Preços da Habitação ao Nível Local, assim, do ponto de vista da análise económica, é relevante comparar os resultados destas duas operações estatísticas. Em particular, é importante começar a perceber se as avaliações antecipam preços, tendem a coincidir, ou a refletir com atraso os preços praticados nas transações.
Para isso foi utilizado o modelo hedónico, de forma a medir o impacto de certas variáveis sobre o preço de transação, com interesse particular para o impacto das avaliações bancárias e do crédito à habitação. Foi possível concluir que ambas têm um impacto positivo sobre os preços de transação, particularmente o crédito à habitação.
(Português)

The present work intends to study the relationship between transaction values and bank valuation of family housing in Portugal to understand the behavioural relationship between both values, as well as to study the impact on transaction prices.
Since the international economic and financial crisis, the study of the housing market has been in focus, especially when it comes to understand territorial asymmetries in price dynamics. Housing is a fundamental need for citizens and access to it is one of the objectives of social policy, which is why it is so important to understand its behaviour at both national and regional levels.
To strengthen the supply of information for the characterization of the real estate market and the housing market, INE (Statistics Portugal) highlights two statistical operations: Bank Evaluation Survey and Housing Prices at the Local Level, thus, from the point of view of economic analysis, it is relevant to compare the results of these two statistical operations. It is important to start to understand whether valuations anticipate prices, tend to coincide, or reflect with delay the prices charged in transactions.
For this, the hedonic model was used, to measure the impact of certain variables on the transaction price, with particular interest for the impact of bank appraisals and mortgage loans. It was possible to conclude that both have a positive impact on transaction prices, particularly mortgage loans.

(Inglês)

preços da habitação; avaliação bancária; modelo hedónico (Português)

housing prices; bank evaluation; hedonic model (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM-Gabriel Madureira.pdf (754KB)