Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: HELENA SOFIA DE SOUSA MIRANDA (51233)
Mestrado: Economia e Políticas Públicas
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e as políticas de redução da desigualdade e pobreza na Europa
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 28/11/2020 às 19:41 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A redução das Desigualdades e Pobreza é vista como uma das condições para o tão desejado Desenvolvimento. O foco no alcance de resultados sustentáveis, nesta temática, é cada vez mais impulsionador da criação de Políticas que levam organizações governamentais e não governamentais a desvendar instrumentos para a redução da pobreza e exclusão social, bem como das desigualdades. Com a finalidade de entender como é que o funcionamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas, pode ser um motor de redução de disparidades e pobreza na Europa, fez-se uma análise do progresso de alguns indicadores, utilizados pela União Europeia, em paralelo com o caso português. Esta análise está assente em três dos objetivos dos ODS: ?1- Erradicar a pobreza em todas as suas formas e lugares; 5- Alcançar a igualdade de Género e empoderar todas as mulheres e meninas; 10 ? Reduzir as Desigualdades no interior e entre países?. Posteriormente, analisou-se qual a relevância e adequabilidade das metas globais para os países desenvolvidos, e, por fim, concluiu-se quais são os desafios atuais existentes no cumprimento destas metas na redução da Pobreza e Desigualdade, no espaço europeu. (Português)

The reduction of Inequalities and Poverty is seen as one of the conditions for Development. The focus on achieving sustainable results, in this theme, is increasingly driving the creation of Policies that lead Governmental and Non-Governmental Organizations to unveil instruments for the reduction of poverty and social exclusion, as well as inequalities. In order to understand how the Sustainable Development Goals (SDG), developed by the United Nations, can be an engine for reducing disparities and poverty in Europe, an analysis of the progress of some European Union indicators was made in parallel with the Portuguese case. This analysis is based on three of the Goals of the SDGs: ?1- Eradicate poverty in all its forms and places; 5- Achieve gender equality and empower all women and girls; 10 - Reduce Inequalities within and between countries?. Subsequently, the relevance and suitability of global goals for developed countries was analyzed, and, finally, the current challenges existing in meeting these goals in the reduction of Poverty and Inequality were recognized. (Inglês)

Desigualdades, Pobreza, Desenvolvimento, Sustentabilidade. (Português)

Inequality, Poverty, Growth, Sustainability. (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo Alargado.pdf (101KB)