Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: MANUEL MARIA BARBAS GAIO CARDOTE DA CUNHA (46971)
Mestrado: Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial
Tipo: Estágio
Título do Trabalho Final de Mestrado: Projeção de Migrações em Portugal e Determinantes da sua Evolução
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: INE
Homologação: Dia 22/11/2020 às 14:20 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Atualmente, os fluxos migratórios são o fator que determina a dinâmica da população em Portugal, sendo, contudo, o processo demográfico mais volátil. A previsão de fluxos migratórios é uma tarefa multidimensional, caracterizada por elevados níveis de erro, não existindo uma teoria robusta para diferentes fluxos. O presente relatório de estágio tem como objetivo obter projeções para Portugal, entre 2018 e 2038. Para tal, foi aplicado o modelo proposto por Rogers e Castro (1981), bem como uma regressão linear com o intuito de identificar possíveis fatores explicativos. O cálculo dos parâmetros do modelo permite uma representação dos dados e uma melhor interpretação dos mesmos, sendo a sua projeção feita recorrendo a modelos auto-regressivos integrados de médias móveis.
Os resultados alcançados apresentam conclusões positivas para o panorama atual da estrutura etária portuguesa, verificando-se um saldo migratório positivo em alguns dos cenários definidos. Apesar das limitações verificadas, foi também possível aferir o impacto significativo do desemprego no saldo migratório.
(Português)

Nowadays, migratory flows are the factor that determines the population dynamics in Portugal, being, however, the most volatile demographic process. The prediction of migratory flows is a multidimensional task, characterized by high levels of error, and there is no robust theory for different flows. This internship report aims to obtain projections for Portugal, between 2018 and 2038. To this end, the model proposed by Rogers and Castro (1981) was applied, as well as a linear regression in order to identify possible explanatory factors. The calculation of the model parameters allows a representation of the data and a better interpretation of the same, being projected using autoregressive integrated moving average models.
The results achieved show positive conclusions for the current panorama of the Portuguese age structure, with a positive net migration in some of the defined scenarios. Despite the verified limitations, it was also possible to assess the significant impact of unemployment on the net migration.
(Inglês)

ARIMA, migração, previsão (Português)

ARIMA, migration, forecast (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_Manuel Cunha.pdf (822KB)