Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: MARCELO DA MATA PINA (46694)
Mestrado: Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Cripomoeda: Teoria da Arena e o Reconhecimento Contabilístico
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 24/11/2020 às 21:56 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Esta dissertação analisa as posições contabilísticas adotadas em relação às criptomoedas até ao momento e permite perceber qual a posição que o tema da contabilidade financeira possui no debate acerca das criptomoedas.
Assim, este estudo contribui para o estudo de criptomoedas de duas formas distintas.
Primeiro foi feita uma revisão de literatura que permitiu enquadrar conceptualmente os criptoativos, distinguir entre os diversos tipos de criptoativos e identificar as opiniões de 3 dos principais organismos contabilísticos acerca do tratamento contabilístico que deve ser aplicado às criptomoedas.
Em seguida, foi efetuada uma análise quantitativa, partindo do estudo da Teoria da Arena e utilizando a plataforma Factiva, que permitiu identificar os principais atores no debate das criptomoedas e qual a posição que o tema da contabilidade financeira detém neste debate.
Este estudo dá um primeiro passo na temática da contabilidade financeira associada às criptomoedas, ao demonstrar a pouca relevância que está a ser dada a este tema na comunidade internacional e ao identificar um ponto de partida às empresas que lidam com este tema.
Os resultados demonstram a pouca importância que está a ser dada ao tema da contabilidade na área das criptomoedas e também a natureza diversa dos atores envolvidos nestes debates.
(Português)

This dissertation analyzes the accounting positions regarding the crypto assets and allows us to obtain an understanding of the position that financial accounting has in the debate involving crypto assets.
Therefore, this dissertation contributes for the study of cryptocurrencies in two different ways.
First, it was performed a literature review that framed the topic of the crypto assets, making a distinction between the different types of crypto assets, and allowed to identify the positions of 3 accounting bodies regarding the accounting treatment that should be applied to cryptocurrencies.
Secondly, a quantitative analysis was performed, starting from the Arena Theory and using the Factiva platform, it was possible to identify the most relevant actors on the debate of cryptocurrencies and what is the position that the financial accounting subject has on this debate.
This dissertation gives a first step on the topic of financial accounting associated with cryptocurrencies, by showing the little attention that has been given to this subject by the international community and by giving a starting point to the companies which deal with such subject.
The results show that financial accounting does not play a relevant part in the cryptocurrencies? area and also the diverse nature of the actors involved in these debates.
(Inglês)

Palavras-chave

Criptoativos; Criptomoedas; Teoria da Arena; Reconhecimento Contabilístico. (Português)

Crypto assets; Cryptocurrencies; Arena Theory; Accounting Recognition. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

Marcelo Pina l Trabalho Final de Mestrado.pdf (805KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 27-11-2020 14:30