Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: FILIPE MARTIM ABREU RODRIGUES (47177)
Mestrado: Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: Imparidade v.s. Amortização do Goodwill: Estudo de Caso Air Liquid
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 04/01/2021 às 21:21 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O goodwill é um tema que tem gerado bastante discussão na literatura. Enquanto que alguns autores defendem o atual método da imparidade, outros acham que este método não fornece informação relevante para os utilizadores das demostrações financeiras. Neste sentido, a UE emitiu a Diretiva 2013/34/UE que recomenda às empresas que adotem o método da amortização no que respeita à contabilização subsequente do goodwill. A Air Liquide aplica o método da imparidade no cálculo do seu goodwill. Este estudo tem como o objetivo estudar o impacto da alteração do método de contabilização do goodwill, para o método da amortização, nas demonstrações financeiras com base em dois cenários. O primeiro cenário consiste em atribuir uma vida útil de 10 anos a todo o goodwill, enquanto que no segundo cenário, o goodwill do segmento de negócio Gás tem uma vida útil de 40 anos e o restante goodwill uma vida de 20 anos. Uma vez que a empresa possui uma elevada percentagem do ativo representado por goodwill, a aplicação do método da amortização levou a uma redução materialmente relevante do ativo da empresa (-58,82% no cenário I e -20,66% no cenário II), devido à redução do valor do goodwill da empresa. A aplicação do método da amortização levou ainda a um aumento dos gastos de amortização o que gerou um impacto negativo nas demostrações financeiras da empresa. Os rácios financeiros e de rendibilidade foram afetados de forma negativa. No entanto, os rácios de Rendibilidade do Capital Próprio e ROA tiveram uma variação positiva. (Português)

Goodwill is a topic that has generated o lot of discussion in the literature. While some authors defend the current method of impairment, other believe that this method also lead to an increase in does not provide useful information for the users of financial statements. That said, the EU issued the Directive 213/14/EU which recommends companies to adopt the amortization method when doing the subsequent accounting for goodwill. Air Liquide applies the impairment method when accounting for goodwill. This study aims to analyze the impact of changing the method of accounting for goodwill, to the amortization method, on the financial statements based on two scenarios. On the first scenario all goodwill has a useful life of 10 years, while on the second scenario, all goodwill allocated to the business segment Gas has a useful life of 40 years and the remaining goodwill a useful life of 20 years. The company has a high asset percentage represented by goodwill and the application of the amortization method led to a material reduction in the company?s asset (-58,82% on the scenario I and -20,66% on scenario II), due to the goodwill reduction. The application of the amortization method also led to an increase in the amortization expenses, which had a negative impact on the company?s financial statements. The financial and profitability ratios were negatively affected. However, the Return of Equity and ROA ratios had a positive variation. (Inglês)

Amortização, Imparidade, IFRS 3, Diretiva 2013/34/UE, Goodwill (Português)

Goodwill, Amortization, Impairment, IFRS 3, Directive 213/14/EU (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_Filipe Rodrigues.pdf (976KB)