Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: TIAGO JOSÉ PEREIRA PINTO ARANTES DIAS (51168)
Mestrado: Gestão de Recursos Humanos
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: O IMPACTO DA GESTÃO DE CARREIRAS NA SATISFAÇÃO NA CARREIRA E NA INTENÇÃO DE SAÍDA EM HOTELARIA E TURISMO
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 13/09/2020 às 19:48 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Sendo o setor da Hotelaria e Turismo um setor muito competitivo, cuja diferenciação se faz, em grande parte, através do seu capital humano, é crucial a atração e retenção de talentos. No entanto, esta é precisamente uma área em que o setor enfrenta muitos desafios dados os elevados níveis de rotatividade existentes. Estudos anteriores têm evidenciando que a gestão de carreiras por parte das organizações contribui para a retenção. Assim sendo, um dos principais objetivos deste estudo empírico foi aferir qual a relação entre as práticas de gestão de carreiras implementadas pelas organizações e a intenção de saída no setor da Hotelaria e Turismo em Portugal. Outro objetivo foi avaliar o papel da satisfação na carreira e do apoio do líder nessa relação.
O estudo empírico quantitativo foi suportado num inquérito por questionário que envolveu 191 trabalhadores do setor de Hotelaria e Turismo em Portugal. Os dados foram tratados com recurso ao método Partial Leasr Square (PLS). Os resultados evidenciam que as oportunidades de promoção e a informação transparente são as dimensões das práticas de gestão de carreiras que mais influenciam a satisfação na carreira e a intenção de saída. As oportunidades de promoção e a atenção dada à formação são as práticas em que o papel do apoio do líder se apresenta mais relevante.
(Português)

Being the Hospitality and Tourism a very competitive sector, whose differentiation, largely, is made through their human capital, is crucial to attract and retain talent. However, this is precisely an area where the sector faces more challenges due to high levels of turnover. Prior studies have shown that career management by organizations contributes to retention. Therefore, one of the main goals of this empiric study was to assess the relationship between the career management practices implemented by organizations and the intention to leave in the Hospitality and Tourism sector in Portugal. Another goal was to evaluate the role of career satisfaction and leader support in this relationship.
The quantitative empiric study was supported on a survey that envolved 191 workers of Hospitality and Tourism sector in Portugal. The data was treated using the Partial Least Square (PLS) method. The results show that promotion opportunities and transparent information are the career management practices? dimensions that mostly influence the intention to leave and that career satisfaction is a mediator of that relationship. The promotion opportunities and the attention to training are the practices in which the role of the leader?s support in most relevant.
(Inglês)

Palavras-chave

Práticas de gestão de carreiras; Intenção de saída; Satisfação na carreira; Apoio do líder. (Português)

Career management practices; Intention to leave; Career satisfaction; Leader support. (Inglês)