Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: SARA CRISTINA DA SILVA ANTUNES SANTOS (51240)
Mestrado: Gestão de Recursos Humanos
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: CONFLITO TRABALHO-FAMILIA, STRESS PROFISSIONAL E SÍNDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO SOBRE OS PROFISSIONAIS DA ÁREA FINANCEIRA
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 28/11/2020 às 18:26 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Em virtude das inúmeras controvérsias no que concerne à Síndrome de Burnout e na qualidade de uma das maiores doenças do Séc.XXI reconhecida pela Classificação Internacional de Doenças, no início de 2020, esta tem um lugar de destaque, nomeadamente na área financeira uma das áreas mais propícias a sofrer deste fenómeno. Assim, a presente investigação tem como objetivo auferir o papel do conflito trabalho-família/família-trabalho, stress profissional e síndrome de Burnout em profissionais da área financeira, estudar a relação existente entre estas, assim como, a influencia das características sociodemográficas e profissionais na variação dos níveis de Burnout. Considerou-se fundamental a adoção de uma metodologia mista, em razão da complexidade do fenómeno e consequente estudo.

Através do estudo realizado a 255 profissionais por via de um questionário a 24 por via de entrevistas, concluiu-se que as variáveis independentes (características, conflito trabalho-família/família-trabalho, stress profissional) e a variável dependente (síndrome de Burnout) estão positivamente correlacionadas. Apresentam níveis moderados de conflito trabalho-família/família-trabalho e stress profissional porém, elevado de Burnout. Compreende-se igualmente uma relação positiva entre o conflito e o Burnout, bem como, do stress profissional com o Burnout. A eficácia está negativamente correlacionada com o stress professional. No que se refere ás características, também estas se encontram correlacionadas com os níveis de Burnout.

Em suma, a presente investigação atende a uma lacuna identificada na literatura, uma vez que, até ao momento, não existia qualquer estudo que analisasse e avaliasse a relação entre estas temáticas, demonstrando assim, uma vez mais, a sua pertinência.
(Português)

Due to the numerous controversies regarding Burnout Syndrome and as one of the major diseases of the 21st century recognized by the International Classification of Diseases, at the beginning of 2020, this has a prominent place, namely in the financial area one of the most favorable areas to suffer from this phenomenon. Thus, the present investigation aims to assess the role of work-family/family-work conflict, professional stress and burnout syndrome in financial professionals, to study the relationship between them, as well as the influence of sociodemographic and professional characteristics in the variation of burnout levels. The adoption of a mixed methodology was considered fundamental due to the complexity of the phenomenon and consequent study.

Through the study conducted with 255 professionals through a questionnaire of 24 through interviews, it was concluded that the independent variables (characteristics, work-family/family-work conflict, professional stress) and the dependent variable (Burnout syndrome) are positively correlated. They present moderate levels of work-family/family-work conflict and professional stress, but high burnout. A positive relationship between conflict and burnout is also understood, as well as professional stress with Burnout. Efficacy is negatively correlated with professional stress. As regards characteristics, these are also correlated with burnout levels.

In a statement, the present investigation addresses a gap identified in the literature, since, to date, there has been no study that analyzed and evaluated the relationship between these themes, thus demonstrating, once again, their relevance.
(Inglês)

Palavras-chave

Síndrome de Burnout, Área Financeira, Stress Profissional, Conflito Trabalho-Família (Português)

Burnout Syndrome, Financial Area, Professional Stress, Work-Family Conflict (Inglês)