Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: NUZYARE MOURA DE ALMEIDA (51284)
Mestrado: Desenvolvimento e Cooperação Internacional
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A SUBREPRESENTAÇÃO DE MULHERES NO INGRESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA EM CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, ENGENHARIAS E MATEMÁTICA (CTEM)
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 09/12/2020 às 21:14 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Este estudo visa a apresentar a evolução do ingresso de mulheres na educação superior brasileira em cursos nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (CTEM), no período de 2000 a 2018, com base em dados oficiais coletados anualmente através do Censo da Educação Superior. Também se buscou apresentar a realidade brasileira nesta seara, através de compromissos internacionalmente assumidos, de políticas públicas que integram ?educação e gênero?/?educação e CTEM? e do envolvimento de outros atores e atrizes na defesa destes fatores estratégicos para o desenvolvimento, sobretudo em seu caráter humano. A incipiência da temática CTEM no mundo ainda é um obstáculo para a compreensão da necessidade de maior atenção à questão, associada à influência da ordem de gênero atualmente vigente na sociedade, sobretudo em seus aspectos individuais, familiares, escolares e socioculturais. As principais conclusões deste TFM evidenciam a subrepresentação feminina no ingresso ao ensino superior nas áreas do conhecimento socialmente consideradas mais ?duras? e mais ?adequadas? aos homens. Assim sucede fundamentalmente com as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Engenharias. (Português)

This study aims to present the evolution of the entry of women in Brazilian higher education in courses in the area of Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM), from 2000 to 2018, based on official data collected annually through the Higher Education Census. It also sought to present the Brazilian reality in this field, through internationally assumed commitments, public policies that integrate ?education and gender?/?education and STEM? and the involvement of other social agents in defense of education as a strategic development factor, mostly human-centered. The incipience of the STEM theme worldwide is still an obstacle for the understanding of the need of drawing greater attention to the issue, associated with the influence of a gender order currently in force in society, mainly in its individual, familiar, educational and socio-cultural aspects. The main conclusions in this study put in evidence the female underrepresentation in entering higher education in areas of knowledge that are socially considered ?hard? and more ?appropriate? for men. It is the case in the areas of Information and Communication Technology and Engineering.

(Inglês)

Palavras-chave

Brasil. CTEM. Desenvolvimento. Educação. Educação Superior. Ingresso. Gênero. (Português)

Brazil. STEM. Development. Education. Higher Education. Entry. Gender. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 21-12-2020 15:00