Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: JOÃO HIPÓLITO TAVARES SEQUEIRA (47673)
Mestrado: Ciências Empresariais
Tipo: Projeto
Título do Trabalho Final de Mestrado: Plano de Negócios para a empresa de consultoria ?We Do Tourism?
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 24/11/2020 às 18:52 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Um plano de negócios é uma ferramenta que permite olhar para o futuro de um negócio, através da sistematização de pontos chave, antecipação de oportunidades e problemas, e alocação de recursos (Berry, 2004). O plano de negócios desenvolvido neste documento tem como finalidade o estudo da viabilidade económica, para a criação de uma empresa de consultoria especializada na área do turismo. A empresa a ser criada tem o nome de WE DO TOURISM, e pretende apoiar as empresas que atuam neste setor a definir e implementar a sua estratégia, garantido a vantagem competitiva face a concorrência e a crescente criação de valor para o negócio e para o cliente final.
Para o desenvolvimento deste plano de negócios, utilizou-se a metodologia de Harvard (2007), não só pela notoriedade, mas também por ser umas das metodologias mais completas do ponto de vista do número e tipologia das análises que a integram.
Por forma a robustecer o plano de negócios e ganhar perspetiva sobre a aceitação dos serviços que a WE DO TOURISM pretende prestar no mercado, foram conduzidas entrevistas a gestores de topo de algumas empresas que atuam no setor. De uma forma geral existe reconhecimento da necessidade destes serviços e abertura para a sua utilização no futuro.
No que respeita a projeção financeira, o projeto demonstrou ser viável e atrativo apresentando um VAL de 514.140? e uma taxa interna de rentabilidade de 397%.
(Português)

A business plan is a tool which allows to look at a business?s future by systematizing key concepts, anticipating issues and opportunities and allocating resources (Berry, 2004). The main goal of the business plan developed in this document is to study the economic viability of a consulting company, specialized in tourism. The company to be created is called WE DO TOURISM and it aims to support the companies which operate in this sector to define and implement their strategy, ensuring a competitive advantage over their competitors and a growing value creation for the business and its customers.
The methodology used in the development of this business plan was the Harvard methodology (2007), not only because of its notoriety, but also due to the fact that it?s one of the most complete methodologies in terms of the number and type of analysis that are part of it.
In order to strengthen this business plan and gain some insights on the acceptance of the services that WE DO TOURISM intends to render in the market, we?ve conducted several interviews to top managers of some companies which operate within the sector. Generally, the need for these types of services is recognized and companies seem to be open to their utilization in the future.
Regarding the financial estimation, the project has demonstrated to be viable and attractive, with an NPV of 514.140? and an internal rate of return of 397%.

(Inglês)

Palavras-chave

Plano de Negócios, Turismo, Consultoria. (Português)

Business Plan, Tourism, Consulting. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_Plano_Neg?cios_ Jo?o_Hip?lito_Sequeira.pdf (839KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 11-12-2020 15:30
Voltar