Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: CARLOS MANUEL GERALDES ESTEVES (49382)
Mestrado: Finanças
Tipo: Thesis
Título do Trabalho Final de Mestrado: Portfolio Diversification using Bitcoins
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 28/11/2020 às 17:26 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Normalmente, as Bitcoins são associadas a um lado mais controverso e ilegal - Bitcoin como meio de chantagem a pessoas ou empresas. Esquemas de pirâmide (Ponzi) ou ainda meio de pagamento no mercado negro, geralmente na dark-web.
Mas, existem investidores que estão a utilizar Bitcoin como um ativo nos seus investimentos, seja numa estratégia mais passiva seja mais ativamente, com compra e venda consoante as flutuações cambiais.
O aspeto negativo deste ativo financeiro é a sua volatilidade
Apesar de, atualmente, Bitcoins e outras cripto moedas se encontrarem numa zona cinzenta, ou vazio legal, e serem um ativo de elevado risco, existe a possibilidade de estas pertencerem a portfolios de investimento, como agente de diversificação. Um agente diferente e recente, mas algo possível.
Esta dissertação tem, portanto, como objetivo, analisar se a Bitcoin pode ser um agente diversificador num portfolio eficiente e bem diversificado.

(Português)

Usually, we associate Bitcoin with the dark side of the finance world - Bitcoin as a mean for online blackmail or scam, the black market or even for Ponzi schemes, where Bitcoin and other digital currencies are used as mean of payment, instead of physical currency.
But, there are also investors who are using Bitcoin as an investment asset, whether for buy and hold strategies or trading
The downside of this investment asset it is the volatility
Although risky and legally in a grey zone, it can be used in an investment portfolio as a diversification agent, an odd one but perhaps feasible.
The aim of this thesis is to analyze if Bitcoin can as a diversification agent in an efficient and well diversified portfolio
(Inglês)

Palavras-chave

Bitcoin, Moedas Digitais, Ponto-a-Ponto, Volatilidade, Portfolio, Diversificação. (Português)