Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: RITA PIMENTEL BATISTA (46735)
Mestrado: Gestão de Sistemas de Informação
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: COMPETÊNCIAS EMERGENTES PARA PROFISSIONAIS DE SI/TI: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 28/12/2020 às 20:37 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

No atual contexto da 4ª Revolução Industrial, muitas têm sido as mudanças que se têm feito sentir de forma transversal. Um dos setores mais afetados pelo dinamismo e evolução tecnológica tem sido o dos Sistemas e Tecnologias de Informação. O impacto faz-se sentir, sobretudo, sobre o capital humano que se tem mostrado escasso ou desajustado face à procura. Assim, surge o presente estudo, que com base numa revisão sistemática da literatura, procura analisar e sintetizar quais as competências necessárias aos profissionais do ramo das SI/TI.
Recorrendo ao método PRISMA, foram retirados 376 artigos, publicados entre 1980 e 2020, de 3 bases de dados diferentes. Os resultados foram depois agrupados de acordo com a Framework P21. A análise mostra que existe uma grande diversidade de competências sugeridas pelos autores. Por fim, a análise da evolução das competências ao longo das décadas estudadas revelou que a Literacia ICT está presente em todas as décadas, reforçando por um lado o seu carácter intemporal, e por outro a contínua necessidade de competências tecnológicas por parte dos profissionais de SI/TI. Este estudo vem auxiliar aquela que é considerada uma das tarefas mais desafiantes para as organizações, na identificação do conjunto de competências mais relevantes aos profissionais das áreas tecnológicas. Por outro lado, confere uma visão agregadora e objetiva dos contributos anteriores.
(Português)

In the current setting of the 4th Industrial Revolution, numerous progressions and advancements have been felt in a cross-over manner. One of the areas generally influenced by the dynamism and technological evolution has been Information Systems   and Information Technologies (IS/IT). The effect is felt, most importantly, on human resources that have demonstrated itself to be scarce or maladjusted to the demand. Subsequently, this investigation, based on a systematic review of the literature, looks to analyze and synthesize what skills are required by IS/IT experts.
Using the PRISMA approach, 376 articles, published between 1980 and 2020, were taken from 3 different databases. The results were then gathered by Framework P21. The investigation shows that there is an extraordinary variety of skills recommended by the authors. At last, the examination of skills? development throughout the decades revealed that ICT Literacy is available in all of them, reenforcing its timeless atmosphere, and the continuous need of technological skills by IS/IT professionals. This study provides with what is considered as one of the most challenging tasks for organizations in the implementation of skills set most relevant to professionals in the technological areas. Then again, it gives a collected and target perspective on the past commitments, assembling the discussion in this research area.
(Inglês)

Palavras-chave

Competências, Sistemas de Informação, Tecnologias de Informação, Revisão Sistemática da Literatura, 4ª Revolução Industrial (Português)

Competencies, Skills, Information Systems, Information Technology, Systematic, Literature Review, P21 (Inglês)